Categories: Notícias Gerais

Mulher é detida por aplicar série de golpes e lesar idoso em mais de R$ 100 mil

A Polícia Civil de Ponta Grossa prendeu preventivamente uma mulher de 42 anos suspeita de aplicar golpes em idosos por meio de fraudes envolvendo empréstimos consignados. A prisão foi realizada pelo setor operacional, após investigação que apontou a prática recorrente dos crimes.

De acordo com a polícia, a mulher se aproveitava da vulnerabilidade das vítimas para oferecer falsas propostas de redução nas parcelas de empréstimos já contratados. O esquema consistia em prometer portabilidade da dívida para outra instituição financeira, com supostos benefícios, mas na verdade ela realizava novos empréstimos fraudulentos em nome das vítimas.

Em um dos casos, um aposentado teve prejuízo de mais de R$ 110 mil. A esposa da vítima trabalhava como diarista para a acusada, que aproveitou o vínculo para cometer os crimes. A golpista teria capturado a biometria do aposentado sem o consentimento, aberto contas bancárias em seu nome, transferido o recebimento da aposentadoria para uma conta sob controle e até antecipado o 13º salário da vítima.

A investigada também usava desculpas técnicas para justificar movimentações financeiras, inventava supostos direitos a restituições do INSS e orientava as vítimas a ignorarem cartões e boletos enviados pelos bancos. Para dar aparência de legalidade aos golpes, ainda realizava transferências via PIX simulando pagamento de benefícios.

A mulher já possui outros 14 procedimentos investigatórios no Paraná, incluindo um inquérito com denúncia oferecida à Justiça. Segundo a Polícia Civil, mesmo após ser interrogada diversas vezes, ela continuou praticando os crimes.

Diante da reiteração criminosa, do risco de continuidade dos delitos e do desrespeito à Justiça, a autoridade policial representou pela prisão preventiva, que foi decretada.

A Polícia Civil reforça o alerta à população, especialmente aos idosos, para que desconfiem de promessas fáceis de redução de parcelas, não forneçam dados pessoais ou biometria a terceiros, consultem diretamente os bancos sobre portabilidade de empréstimos e verifiquem com frequência extratos bancários e benefícios.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

INSS explica como será o pagamento de benefícios sem a nova identidade

Uma mudança no processo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gera dúvidas…

10 horas ago

Bebê nasce em via pública antes da chegada do Corpo de Bombeiros em Palmas

Uma mulher deu à luz em via pública na manhã desta terça-feira (27), no município…

10 horas ago

Veja onde acompanhar a apuração das eleições e os rumos da política do Paraná em 2026

As Eleições 2026 serão realizadas nos dias 4 e 25 de outubro – primeiro e…

10 horas ago

Pela primeira vez, Polícia Científica do Paraná recebe armamento moderno e de alto desempenho

Pela primeira vez em sua história, a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) dispõe de armamentos…

11 horas ago

Detran-SP atualiza prova da CNH: sai baliza e entra autorização para carro automático

O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo ganhou…

12 horas ago

Entenda o vírus Nipah, agente que preocupa por potencial de pandemia

Quase cem pessoas foram colocadas em quarentena após um novo surto do vírus Nipah no…

12 horas ago