Caminhões de importação e exportação que cruzam a fronteira entre o Brasil e a Argentina estão proibidos de circular pelo centro de Foz do Iguaçu a partir desta segunda-feira (22). A determinação da Receita Federal já mudou a rotina da cidade e deixou o trânsito mais leve em uma das principais vias urbanas, a Avenida Paraná.
Com a nova regra, os veículos de carga precisam utilizar a Perimetral Leste para acessar a região de fronteira. A medida faz parte de um novo sistema de organização do fluxo logístico na cidade, mas ainda enfrenta desafios estruturais, já que obras importantes seguem em fase de conclusão.
Segundo a Receita Federal, o descumprimento da norma pode gerar penalidades que vão desde multas até a retenção do veículo em situações mais graves. A fiscalização é parte do processo de reorganização do transporte internacional na região.
O novo trajeto previsto para os caminhões ainda não está totalmente concluído. O Porto Seco, localizado na BR-277, também passa por adequações e ainda não está em operação completa. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até dezembro, com etapas intermediárias de inspeção e liberação.
Outro ponto em fase de ajustes é a nova estrutura aduaneira entre Brasil e Argentina. Embora as obras físicas estejam praticamente concluídas, a entrega oficial ainda depende de vistoria da Receita Federal e análise técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
De acordo com o órgão, um período de testes foi realizado antes da implementação definitiva da medida. Cerca de cinco mil veículos de carga utilizaram a rota alternativa durante o processo de adaptação, reduzindo significativamente o fluxo de caminhões na Avenida Paraná.
A mudança já é percebida na prática, com diminuição do tráfego pesado no centro da cidade e maior organização do transporte internacional. Apesar disso, a transição completa ainda depende da finalização das obras e da liberação total das estruturas de apoio na região de fronteira.
Fonte: Catve
Foto: Catve
