Categories: Saúde

Nova diretriz orienta pais sobre febre em crianças; veja quando é preciso procurar ajuda médica

A febre é uma das maiores preocupações entre pais e cuidadores de crianças. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ela está presente em até 30% das consultas em consultórios e em cerca de 65% dos atendimentos de emergência. Embora assuste, a elevação da temperatura é, na maioria das vezes, uma resposta natural do organismo diante de infecções.

Recentemente, a SBP atualizou o parâmetro que define febre infantil: agora, considera-se febre quando a temperatura axilar é igual ou superior a 37,5°C, e não mais 37,8°C. A nova diretriz se baseia em evidências científicas que indicam que pequenas variações de temperatura já podem sinalizar que algo está fora do normal.

Para a pediatra Simone Borges da Silveira, do Hospital Pequeno Príncipe, o ajuste busca padronizar a avaliação clínica. “Antes, havia diferentes parâmetros dependendo do local de medição. Agora, a padronização facilita o diagnóstico e o cuidado médico”, explica.

Ela lembra que a forma de aferir a temperatura também interfere no resultado. “No Brasil, a medição pela axila é a mais usada. A via retal não é adotada aqui, e o termômetro no ouvido pode gerar falsos negativos se houver cera acumulada”, diz.

Na maioria dos casos, a febre pode ser observada e tratada com medidas simples. Roupas leves, banhos mornos e boa hidratação ajudam a aliviar o desconforto. Banhos frios e aplicação de álcool na pele devem ser evitados, pois podem causar riscos à criança.

Apesar de muitas febres poderem ser controladas em casa, há situações que exigem atenção imediata. “Temperaturas muito altas acompanhadas de dor de cabeça intensa, confusão, manchas na pele, dificuldade para respirar ou convulsões indicam necessidade de avaliação médica”, alerta Ejzenbaum.

A SBP também orienta que bebês com menos de 3 meses e temperatura acima de 38°C ou abaixo de 35,5°C sejam levados ao pronto atendimento. Crianças com doenças crônicas, imunossupressão ou febre persistente por mais de três dias também devem ser avaliadas.

Fonte: Metrópoles

Redação DV Agora

Recent Posts

Operação no PR termina com morte de foragido acusado de chefiar o tráfico

Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…

10 horas ago

Idosa fica ferida após ser deixada do lado de fora de casa no Paraná

Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…

10 horas ago

Homem é internado em estado grave após ataque de abelhas com aproximadamente 200 picadas

Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…

11 horas ago

Vítimas deixam carro capotado e são atingidas por caminhão na rodovia do Paraná

Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…

11 horas ago

Acidente em fábrica de explosivos deixa trabalhador ferido no Paraná

Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…

11 horas ago

Cárcere privado e golpe: marido prende mulher e fica com R$ 200 mil

Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…

11 horas ago