Foto: Prefeitura de Dois Vizinhos
As obras para implantação de quatro novas pontes sobre o Rio Jirau, em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, estão avançando e três delas estão quase concluídas, alcançando 89%. O investimento total é de aproximadamente R$ 7 milhões, disponibilizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual das Cidades (Secid). As estruturas estão sendo executadas nas Avenidas Dedi Barrichello Montagner e Salgado Filho e nas ruas José de Alencar e Irineu Guse Claudino, com foco na melhoria da drenagem em pontos críticos da cidade.
As obras foram definidas após os episódios de alagamentos registrados em 2023, quando se identificou a necessidade de substituir galerias antigas que já não comportavam o volume de água em períodos de chuva intensa.
Os serviços envolvem sistemas de drenagem, fundações, estruturas em concreto armado, pavimentação e calçamento, totalizando 846,90 m² de área executada. A etapa da Avenida Dedi Barrichello Montagner está em ajustes finais; a da Avenida Salgado Filho também está praticamente concluída, assim como a estrutura da Rua Irineu Guse Claudino, enquanto a da Rua José de Alencar está acima da metade do prazo de conclusão.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, destacou que as intervenções fazem parte de uma estratégia mais ampla de apoio aos municípios. “Essas ações atacam diretamente pontos críticos e ampliam a capacidade de drenagem do município. É segurança para as famílias e modernização da cidade. Estamos falando de uma solução estrutural, que fica para as próximas gerações, reduz riscos, protege patrimônios e reforça o planejamento urbano”, afirmou.
“A implantação das pontes é uma resposta concreta aos problemas enfrentados pela população e integra o esforço do Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura dos municípios”, complementou.
MARCO PARA A CIDADE – O prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, ressaltou que o novo conjunto de travessias representa uma mudança importante no enfrentamento dos alagamentos e depende também do cuidado permanente com o curso d’água e seu entorno. Ele observou que a administração municipal quer que essas estruturas sejam lembradas por muitos anos como um marco para a segurança da cidade.
“Já tivemos muitos alagamentos na região. Chegou a chover 200 milímetros em menos de oito horas e as galerias e tubulações antigas não suportaram a vazão da água e todo o bairro e entorno foram atingidos. Com essas novas pontes, nós vamos ter uma vazão maior e não teremos esse problema. Agora é incentivar a população a manter o riacho limpo, que não joguem lixo na beira do rio, pois com uma forte chuva toda a sujeira pode parar dentro do rio novamente. São obras de grande proporção,de extrema importância para que não tenhamos mais esse tipo de problema”.
O morador Adriano Miranda de Almeida, que vive às margens do Rio Jirau há 17 anos, relatou o impacto das cheias recentes sobre a rotina da família e destacou que percebe diferença depois das novas estruturas e da limpeza do leito. “Nós pegamos todas as enchentes dos últimos anos. Entrou água na nossa casa, estragou móveis e perdemos tudo. Até o muro se rompeu. Tivemos que gastar com reformas e comprar móveis novos. Foi um momento muito triste”, afirmou.
Para Adriano, a probabilidade de ocorrer novas enchentes com o mesmo volume de chuva dos últimos anos diminuiu, e ele ressalta que as melhorias representam um ganho importante para a segurança das famílias que vivem na região. “Acredito que agora, com essas novas pontes, a estrutura irá dar conta da vazão da água quando chover bastante e o rio encher. Para nós é muito bom, vai ser difícil ocorrer alagamentos novamente”, disse.
Fonte: AEN
Uma mulher paranaense foi resgatada pela polícia na madrugada desta quarta-feira (4) após passar quatro dias em…
O vereador João Carlos dos Santos, conhecido como Joãozinho (PSDB), de Cornélio Procópio, no norte…
Um acidente de trânsito foi registrado na tarde de terça-feira (3), por volta das 17h00,…
A Polícia Civil do Paraná, por meio do Núcleo de Proteção à Criança e ao…
A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu, nesta terça-feira (03), a investigação sobre a morte…
Um jovem de 22 anos foi preso em flagrante após matar o próprio irmão, João Victor Paredes…