Categories: Notícias Gerais

Operação contra fraudes no INSS apreende réplicas de Fórmula 1, relógios e dinheiro

A Polícia Federal (PF) apreendeu nesta sexta-feira (12), no Lago Sul, em Brasília, uma Ferrari, uma espécie de réplica do carro de Fórmula 1 de Ayrton Senna, relógios de luxo e dinheiro em espécie durante operação contra fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Na mesma ação, foram presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Em endereços de São Paulo, a polícia também apreendeu várias obras e objetos de arte.

Além dos dois mandados de prisão, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.

Segundo a investigação, o “Careca do INSS” é apontado como o lobista que atuava como “facilitador” do esquema de desvios de aposentadorias e pensões.

A Polícia Federal afirma que associações e entidades que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.

Antunes foi levado para a Superintendência da PF de Brasília. Segundo as investigações, ele transferiu R$ 9,3 milhões para pessoas relacionadas a servidores do INSS entre 2023 e 2024.

Camisotti, que foi preso em São Paulo, é apontado como sócio oculto de uma entidade e beneficiário das fraudes na Previdência.

Os agentes também estiveram na casa e no escritório do advogado Nelson Willians, na cidade de São Paulo. No endereço dele, foram encontradas dezenas de obras de artes.

O que dizem as defesas

A defesa do advogado Nelson Wilians afirmou que ele tem colaborado integralmente com as autoridades, que sua relação com um dos investigados é estritamente profissional e legal e que os valores transferidos dizem respeito à compra de um terreno vizinho à sua residência. A defesa destacou ainda que a medida é de caráter investigativo e não implica culpa ou responsabilidade.

Já a defesa do empresário Maurício Camisotti afirmou que não há qualquer motivo que justifique sua prisão no âmbito da operação que investiga fraudes no INSS. Os advogados classificaram a ação policial como arbitrária. Acrescentaram que adotar todas as medidas legais cabíveis para reverter a prisão e assegurar os direitos do cliente.

Por telefone, a defesa de Antônio Carlos Camilo Antunes afirmou à TV Globo que vai buscar a liberdade do seu cliente.

Como funcionava o esquema

Segundo a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), as entidades investigadas:

Ofereciam pagamento de propina a servidores do INSS para obter dados de beneficiários;

Usavam assinaturas falsas para autorizar descontos;

Criavam associações de fachada, muitas vezes presididas por idosos, pessoas de baixa renda ou aposentados por incapacidade.

As associações cadastravam, sem autorização, aposentados e pensionistas do INSS e passavam a descontar mensalidades diretamente na folha de pagamento. Em muitos casos, os idosos nem sabiam que estavam sendo “associados”.

Há registros de aposentados que, no mesmo dia, foram filiados a mais de uma entidade — com erros de grafia idênticos nas fichas, apontando para fraudes.

De acordo com a PF, dirigentes e servidores do INSS recebiam vantagens indevidas para facilitar a inserção dos descontos nos contracheques dos aposentados, enquanto associações de fachada viabilizavam o desvio.

A investigação começou em 2023 na CGU, no âmbito administrativo. Em 2024, após a CGU encontrar indícios de crimes, a Polícia Federal foi acionada.

CPMI do INSS

No início do mês, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS aprovou pedido de prisão preventiva e quebra de sigilo tanto do “Careca do INSS” como de Camisoti.

O pedido foi feito à Polícia Federal, responsável pela investigação, e precisou ser aprovado pela Justiça para ser cumprido.

A votação foi nominal e obteve 26 votos favoráveis e nenhum contrário.

O requerimento, feito pelo relator Alfredo Gaspar (União-AL), justificou que o pedido se deve ao não pedido de prisão até o momento de nenhum dos envolvidos no esquema de desvio bilionário de aposentadorias.

Fonte: G1

Redação DV Agora

Recent Posts

Atropelamento com morte termina em fuga de condutor no PR

Um grave acidente com morte foi registrado na manhã de segunda-feira (17) na BR-376, em…

15 horas ago

Ação policial apreende 900 pacotes de cigarros contrabandeados em embarcação

Embarcação carregada com cigarros contrabandeados do Paraguai foi apreendida em Guaíra, no Oeste do Paraná,…

15 horas ago

Paraná pode ter rajadas de até 100 km/h com aviso de vendaval

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade que vai atingir cidades…

15 horas ago

Saiba se a Quarta-Feira de Cinzas é feriado ou ponto facultativo

A Quarta-Feira de Cinzas, celebrada em 2026 nesta quarta-feira (18), marca o encerramento do Carnaval…

15 horas ago

Suspeito de maus-tratos a animal tem prisão preventiva decretada

O homem que jogou um cachorro comunitário em um riacho de Pato Branco, no sudoeste…

18 horas ago

Homem é flagrado com arma de fogo e munições sem autorização

Um homem foi preso na noite de sábado (14), por volta das 19h, por posse…

18 horas ago