Categories: Policial

Operação Luxus: PF prende suspeitos de aplicar esquema de pirâmide com criptomoedas no Paraná

Um jovem, de 27 anos, e companheira dele, de 24, são suspeitos de obter R$ 50 milhões aplicando um golpe de falso investimento em criptomoedas em mais de 400 vítimas. Os dois moram em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, e foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) que, nesta quinta (12), prendeu o rapaz e apreendeu carros de luxo e outros itens. Os nomes dos jovens não foram divulgados e o g1 tenta identificar defesas deles.

A operação, chamada de Luxus, é destinada a investigar possíveis crimes financeiros, fraude e lavagem de capitais envolvendo investimentos em criptomoedas.

Segundo a PF, a investigação começou com denúncias de investidores que não conseguiam reaver os valores aplicados junto à empresa investigada. “Segundo relatos, no início de 2025, o sócio da empresa alegou problemas com a exchange de criptomoedas e, desde então, deixou de pagar rendimentos e devolver os valores solicitados pelos clientes. As apurações indicam que apenas uma pequena parte dos valores recebidos era realmente investida em criptomoedas, caracterizando um possível esquema de pirâmide financeira”, explica a corporação.

A polícia também afirma que constatou aumento expressivo no patrimônio do casal e de pessoas próximas a eles, especialmente a partir de 2024, com indícios de aquisição de carros importados, viagens ao exterior, imóveis e outros bens de luxo.

A operação da Polícia Federal apreendeu seis carros, sendo alguns de luxo. Um deles, por exemplo, é avaliado em cerca de R$ 450 mil. Celulares e computadores de suspeitos também foram recolhidos. Os eletrônicos vão passar por perícia para que a PF identifique todas as vítimas. No total, pelo menos 14 mandados judiciais foram cumpridos na manhã desta quinta (12). “Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Ponta Grossa, incluindo residências dos sócios, operadores financeiros e beneficiários do esquema. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra o principal sócio da empresa investigada e um mandado de apreensão de veículo em Curitiba”, explica a corporação.

Fonte: G1 Paraná https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2025/06/12/operacao-golpe-falsos-investimentos-criptomoedas-ponta-grossa.ghtml 

Redação DV Agora

Recent Posts

Operação da PF mira policial civil e ex-PM em esquema de contrabando de agrotóxicos no PR

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (29), um policial civil e um ex-policial militar do…

4 horas ago

Tentativa de contrabando termina com mulher presa com 76 frascos de anabolizantes no Paraná

Uma mulher foi flagrada transportando 76 frascos de anabolizantes presos às pernas durante uma fiscalização…

4 horas ago

Homicídio no Paraná: vítima é atingida por disparos e golpes de arma branca

Um homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira (29) no bairro Soledade, em Clevelândia, município…

4 horas ago

Mulher é encontrada pelo filho espumando pela boca e morre após atendimento

Uma mulher identificada como Marlete Lino Soares foi encontrada morta em sua residência, localizada na…

4 horas ago

Descumprimento de medida protetiva leva à prisão após ameaças e agressão no Paraná

Homem foi preso na tarde desta quinta-feira (29) em Toledo por descumprir uma medida protetiva…

4 horas ago

Suspeito de atos obscenos contra crianças é detido no Paraná

Rapaz foi preso nesta quinta-feira (29) em Ouro Verde do Oeste, no oeste do Paraná,…

5 horas ago