Foto: Gaeco/Divulgação
Uma operação deflagrada em três estados do Brasil nesta quarta-feira (28) combate o comércio ilegal, maus-tratos e morte de animais silvestres e exóticos. A ação, que também apreendeu animais nesta manhã, quer desmantelar uma organização criminosa que atua em Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em 16 cidades. A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e ao Polícia Militar Ambiental (PMA), que afirmou ser a maior ação de cumprimento de mandados da instituição.
Batizada de Operação Axolote, ela faz alusão a um anfíbio do México que foi avistado nas investigações e está ameaçado de extinção
A operação acontece após uma ação de fiscalização ambiental feita pela Polícia Militar Ambiental em Santa Catarina no ano de 2022. A investigação apurou que os investigados enviavam animais de São Paulo para Santa Catarina e Paraná para serem ilegalmente comercializados.
Os mandados foram expedidos pela Justiça de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina localizada no Norte, onde também há cumprimento de mandados
Dadas as péssimas condições de depósito, transporte e cuidados, segundo o Gaeco, os animais foram vítimas de maus-tratos e alguns chegaram a morrer. O esquema apontou também que os suspeitos possuem clara divisão de tarefas entre si.
A investigação tramita em sigilo. Prestam apoio ao Gaeco as polícias militar ambiental de Santa Catarina e São Paulo, e a Polícia Civil do Paraná.
Fonte: G1
O Big Day do BBB 26 já tem hora para começar e promete tomar conta…
A Justiça do Paraná negou o pedido de substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar…
O aumento do uso de medicamentos injetáveis para o tratamento de diabetes e emagrecimento, como…
Novas informações ajudam a esclarecer as circunstâncias da morte de Nycolle Fadel Sotto Navarro, de 29…
A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…
O Instituto Água e Terra (IAT) adiou para 15 de abril o início do período…