Categories: Notícias Gerais

Paraná fortalece ações empresariais com selo de boas práticas contra violência de gênero

Governo assinou um Termo de Cooperação com o Sebrae/PR para propagar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no contexto empreendedor e com as micro e pequenas empresas.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), assinou nesta segunda-feira (16) um Termo de Cooperação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com o objetivo de propagar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no contexto empreendedor e com as micro e pequenas empresas.

A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, da secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, e da diretoria do Sebrae/PR.

“Precisamos unir esforços entre o poder público e o setor produtivo no combate aos índices de violência contra as mulheres no Paraná. Quando lançamos o Selo de Boas Práticas, nós convocamos todos os segmentos da nossa economia, por meio de suas empresas, a se unirem a nós nessa luta. De nada adiantaria o Paraná ser o estado que mais cresce no País se não se comprometesse a causas fundamentais como esta”, afirmou Piana.

“Não basta falar para convertidos, isso não é política de Estado, precisamos atuar onde está o problema. Por que estamos trabalhando com as empresas? Muitas mulheres que precisam ser sensibilizadas a tomar coragem de denunciar a violência doméstica, e a se empoderar, trabalham em empresas. É dentro das empresas onde estão a maioria dos agressores. Essa conscientização passa pelo respeito e pela cultura, e é essa cultura que precisamos combater, para transformar nossa realidade e alterar o cenário de violência contra a mulher em nosso Estado”, destacou Leandre.

Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. “Com este convênio, queremos fortalecer redes de apoio, ampliar a conscientização e incentivar práticas que protejam e valorizem as mulheres em todos os espaços, especialmente aquelas que encontram no empreendedorismo um caminho de autonomia e superação”, analisa.

Na semana passada, o Selo de Boas Práticas foi entregue para a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), primeira associação comercial do Brasil a receber a certificação. A primeira empresa certificada no país foi a Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

SELO DE BOAS PRÁTICAS – Lançado em agosto de 2024, o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres é uma certificação criada em parceria pela Semipi, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.

A certificação é aplicável a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independente da sua dimensão, localização e tipo de negócio. As empresas podem ser classificadas com selos bronze, prata, ouro ou platina, dependendo da quantidade de ações adotadas para proteção da mulher contra a violência.

Os critérios para adesão foram definidos pelo Instituto Nós Por Elas. Ao todo, são 14 itens que podem ser analisados pela certificadora para definir o nível de comprometimento à causa da prevenção e do combate à violência contra a mulher. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião Sérgio Malucelli, presidente Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Ercilio Santinoni, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar); Clodomir Ascari, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Flávio Furlan, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e demais membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, que é presidido por José Roberto Ricken, atual presidente da Ocepar.

Fonte: Aen

Redação DV Agora

Recent Posts

Segundo mãe, grávida morta a facadas sofreu chutes na barriga antes de morrer

A mãe de Jéssica Rodrigues da Costa, de 31 anos, mulher grávida morta a facadas,…

12 horas ago

Suposta mistura de medicamento e bebida resulta na morte de jovem de 22 anos

Na madrugada desta terça-feira, 4, um jovem de 22 anos faleceu em sua residência, localizada…

13 horas ago

Idoso é espancado durante assalto e sofre ferimentos no Paraná

Um idoso de 71 anos ficou ferido após ser agredido durante um assalto na noite…

13 horas ago

Pai morre após fazer filho refém em ocorrência policial no Paraná

Um pai fez o filho de 5 anos refém na noite desta segunda-feira (3), na…

16 horas ago

Duas mulheres ficam feridas após serem atropeladas durante socorro a ciclista na BR-277

Duas mulheres, identificadas como Giulia Raineli da Silva Fernandes, de 23 anos, e Joice Rodrigues,…

16 horas ago

Telessaúde amplia acesso a atendimentos e agiliza diagnósticos especializados no SUS do Paraná

No Paraná, tecnologia e cuidado caminham juntos. Desde 2021, o Telessaúde, estratégia da Secretaria de…

19 horas ago