Categories: Notícias Gerais

Paraná fortalece ações empresariais com selo de boas práticas contra violência de gênero

Governo assinou um Termo de Cooperação com o Sebrae/PR para propagar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no contexto empreendedor e com as micro e pequenas empresas.

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), assinou nesta segunda-feira (16) um Termo de Cooperação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com o objetivo de propagar o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no contexto empreendedor e com as micro e pequenas empresas.

A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, realizada no Palácio Iguaçu, com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, da secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, e da diretoria do Sebrae/PR.

“Precisamos unir esforços entre o poder público e o setor produtivo no combate aos índices de violência contra as mulheres no Paraná. Quando lançamos o Selo de Boas Práticas, nós convocamos todos os segmentos da nossa economia, por meio de suas empresas, a se unirem a nós nessa luta. De nada adiantaria o Paraná ser o estado que mais cresce no País se não se comprometesse a causas fundamentais como esta”, afirmou Piana.

“Não basta falar para convertidos, isso não é política de Estado, precisamos atuar onde está o problema. Por que estamos trabalhando com as empresas? Muitas mulheres que precisam ser sensibilizadas a tomar coragem de denunciar a violência doméstica, e a se empoderar, trabalham em empresas. É dentro das empresas onde estão a maioria dos agressores. Essa conscientização passa pelo respeito e pela cultura, e é essa cultura que precisamos combater, para transformar nossa realidade e alterar o cenário de violência contra a mulher em nosso Estado”, destacou Leandre.

Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, o enfrentamento à violência contra a mulher é uma responsabilidade de toda a sociedade. “Com este convênio, queremos fortalecer redes de apoio, ampliar a conscientização e incentivar práticas que protejam e valorizem as mulheres em todos os espaços, especialmente aquelas que encontram no empreendedorismo um caminho de autonomia e superação”, analisa.

Na semana passada, o Selo de Boas Práticas foi entregue para a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), primeira associação comercial do Brasil a receber a certificação. A primeira empresa certificada no país foi a Versátil Andaimes, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

SELO DE BOAS PRÁTICAS – Lançado em agosto de 2024, o Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres é uma certificação criada em parceria pela Semipi, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Instituto Nós Por Elas (NPE) para reconhecer empresas comprometidas com a causa da prevenção e do combate à violência contra as mulheres.

A certificação é aplicável a qualquer tipo de organização, pública ou privada, independente da sua dimensão, localização e tipo de negócio. As empresas podem ser classificadas com selos bronze, prata, ouro ou platina, dependendo da quantidade de ações adotadas para proteção da mulher contra a violência.

Os critérios para adesão foram definidos pelo Instituto Nós Por Elas. Ao todo, são 14 itens que podem ser analisados pela certificadora para definir o nível de comprometimento à causa da prevenção e do combate à violência contra a mulher. A avaliação do cumprimento dos requisitos é certificada pela ABNT

PRESENÇAS – Estiveram presentes na reunião Sérgio Malucelli, presidente Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Ercilio Santinoni, presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Fampepar); Clodomir Ascari, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); Flávio Furlan, presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, e demais membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, que é presidido por José Roberto Ricken, atual presidente da Ocepar.

Fonte: Aen

Redação DV Agora

Recent Posts

Dupla é detida no PR por produção de pornografia infantil e outros crimes

Casal foi preso pela Polícia Civil de Palmeira, na tarde desta sexta-feira (13), investigado pelos…

1 dia ago

Sistema de pedágio eletrônico da EPR Iguaçu entra em operação no dia 23, com descontos

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste…

1 dia ago

Homem é detido por ameaçar adolescente no interior de delegacia no PR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da equipe de plantão da Delegacia de…

1 dia ago

Ação policial resulta na prisão de dois por tráfico e apreensão de crack, maconha e cocaína

Na sexta-feira (13), por volta das 19h20, a equipe ROTAM da Polícia Militar do Paraná…

1 dia ago

Suspeito é detido por agressão e intolerância contra mulheres árabes em shopping

Um caso de agressão e intolerância chocou quem passava por um shopping center localizado na…

1 dia ago

Ação de fiscalização intercepta mil maços de cigarros ilegais em Palotina

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária resultou na apreensão de…

1 dia ago