Categories: Saúde

Paraná reforça política de saúde mental com ampliação de medicamentos no SUS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, vai ampliar a oferta à população de medicamentos para a saúde mental pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível ambulatorial – o que envolve pacientes que passam por consultas em atenção primária, por exemplo.

Os fármacos são destinados ao tratamento de ansiedade, depressão e esquizofrenia e representam um investimento que soma R$ 30 milhões por ano. A previsão é que os medicamentos estejam disponíveis nas farmácias do SUS no primeiro semestre de 2026. Eles serão fornecidos apenas sob prescrição.

A inclusão dos novos fármacos foi distribuída entre os componentes básico e especializado da assistência farmacêutica. No Componente Básico, passam a ser ofertados o escitalopram, sertralina e venlafaxina, indicados para tratamento de transtornos depressivos e de ansiedade. Foi incluída também a naltrexona, indicada para o tratamento da dependência ou transtorno por uso de álcool e opioides. Já no Componente Especializado, foram incorporados o zuclopentixol e a paliperidona, destinados ao tratamento complementar da esquizofrenia e do transtorno esquizoafetivo.

As medidas foram estabelecidas pela Secretaria da Saúde em parceria com a Associação Paranaense de Psiquiatria. A aquisição será realizada pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e também pelo Consórcio Paraná Saúde, com transferência de recursos do Estado.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a atualização da rede paranaense. “O ano de 2025 marca uma mudança na abordagem terapêutica da saúde mental no Paraná. Junto à Associação Paranaense de Psiquiatria, estruturamos um novo rol de medicamentos, elevando a qualidade terapêutica no SUS. Com essa atualização, estamos garantindo que o tratamento moderno chegue a todos os pacientes do Estado”, afirma.

REDE – A ampliação na oferta medicamentosa se soma à robusta rede de atendimento de saúde mental do Estado. Quem precisa do serviço deve procurar primeiramente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A identificação de pacientes e encaminhamentos também ocorrem por meio dos Consultórios na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Equipes Multiprofissionais dos Ambulatórios na Linha de Cuidado em Saúde Mental, Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM), leitos de referência em saúde mental dos hospitais gerais e os leitos de psiquiatria em hospitais especializados.

Atualmente, integram esse atendimento: 160 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em suas diferentes modalidades; 45 ambulatórios; 73 leitos de saúde mental em hospital geral e 1.651 leitos em hospitais especializados em psiquiatria; 14 serviços residenciais terapêuticos; 41 equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM); 7 Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), que é a conjunção de um Caps AD III e uma Unidade de Acolhimento (UA) de âmbito regional; e 6 Unidades de Acolhimento (UA).

Em situações de urgência ou emergência, o atendimento pode ocorrer diretamente em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), pelo SAMU, em prontos-socorros ou Caps, com posterior continuidade do cuidado no território de origem do paciente.

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Operação no PR termina com morte de foragido acusado de chefiar o tráfico

Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…

7 horas ago

Idosa fica ferida após ser deixada do lado de fora de casa no Paraná

Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…

7 horas ago

Homem é internado em estado grave após ataque de abelhas com aproximadamente 200 picadas

Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…

7 horas ago

Vítimas deixam carro capotado e são atingidas por caminhão na rodovia do Paraná

Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…

7 horas ago

Acidente em fábrica de explosivos deixa trabalhador ferido no Paraná

Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…

7 horas ago

Cárcere privado e golpe: marido prende mulher e fica com R$ 200 mil

Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…

8 horas ago