Categories: Notícias Gerais

Paraná registra cirurgia inédita de redesignação sexual pelo SUS em hospital universitário

A primeira vaginoplastia, ou a construção cirúrgica de uma vagina, realizada via Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná, foi feita na última sexta, 25 de julho, no centro cirúrgico do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR), parte da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O procedimento é parte da Linha de Atenção Especializada do Processo Transexualizador, implantada no CHC desde o ano passado, quando foi realizada a primeira cirurgia em um homem trans pelo SUS no Paraná. Desde então, já foram realizadas cinco histerectomias (remoção do útero) e sete mastectomias masculinizadoras (remoção dos seios e alteração do contorno do tórax).

A cirurgia de vaginoplastia, conduzida pela urologista Natalie Tominaga, contou com mais seis profissionais na equipe, incluindo anestesista, residentes de urologia e anestesia e técnica de enfermagem, e levou cerca de seis horas. “Não é uma cirurgia de risco, mas é um procedimento longo e complexo, cheio de etapas”, explica Natalie. Após a cirurgia, o acompanhamento também é um pouco mais longo. “A paciente fica internada no CHC por mais alguns dias, e depois segue o acompanhamento conosco por cerca de seis meses, até receber alta da cirurgia”, completa ela.

A realização dessa cirurgia, bem como a estruturação da linha de cuidado do processo transexualizador, foi o resultado de um longo caminho. “É um processo de luta social das pessoas trans, e também de engajamento dos profissionais do HC, que participaram dessa assistência”, conta a médica.

O processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde já está em andamento, o que contribuirá para o fortalecimento e ampliação da linha de cuidado no CHC, com acesso a recursos específicos para este fim. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS Curitiba) e da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa-PR).

Processo transexualizador no SUS

O processo transexualizador foi inicialmente definido no SUS em 2008, mas foi revisto e ampliado em 2013 através da Portaria n.º 2.803 do Ministério da Saúde, que enfatiza que o processo não se limita às cirurgias, mas que inclui atendimento por equipes multidisciplinares e multiprofissionais, e que o cuidado da saúde da pessoa trans deve ser visto de forma integral, passando desde a atenção primária até os serviços especializados, como o CHC.

Profissionais do CHC-UFPR estão discutindo e se preparando para o atendimento ao público trans pelo menos desde 2017. Atualmente, o CHC possui um Grupo de Trabalho composto por profissionais de diversas áreas que debatem e estruturam essa linha de cuidado, estando em fase final de elaboração do Protocolo Clínico Assistencial. “A realização de cirurgias de afirmação de gênero no CHC representa um importante avanço na efetivação do direito à saúde integral da população trans, pautado nos princípios da dignidade humana, do respeito à identidade de gênero e da equidade no SUS”, afirma Cássio Tondolo, coordenador do GT e assistente social do CHC.

O Complexo possui ainda uma Comissão de Diversidade, que atua no fortalecimento institucional da temática, promovendo reflexões e formações internas sobre o atendimento à população LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans e travestis.

Fonte: XV CURITIBA

Redação DV Agora

Recent Posts

Último foragido da operação pulseira de aço é capturado

Foi preso último foragido da Operação Pulseira de Aço na manhã desta quarta-feira (30) em…

14 horas ago

Idoso é detido acusado de crime sexual contra vítima vulnerável

Um homem de 67 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (30) em Boa Vista…

14 horas ago

Nova função do TikTok permite monitoramento das postagens por responsáveis

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (30) que os pais que tiverem suas contas sincronizadas com…

14 horas ago

Acidente entre aviões da Esquadrilha da Fumaça termina com queda em zona rural

Dois aviões da Esquadrilha da Fumaça colidiram no ar durante um treinamento e um deles…

15 horas ago

Sismo de magnitude 8,8 atinge Kamchatka e provoca alerta em várias regiões do Pacífico

Um terremoto de magnitude 8,8 na escala Richter na costa de Kamchatka, no extremo Leste…

15 horas ago

Patrulhamento no rio Paraná flagra transporte de 732 kg de maconha e termina com dois presos

Uma ação conjunta entre a Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR)…

15 horas ago