Foto: Divulgação
Estrutura desenvolvida a partir de células-tronco e primárias poderá ser usada em estudos para tratar doenças e lesões, como queimaduras, além de auxiliar no desenvolvimento de cosméticos e remédios sem a necessidade de fazer testes em animais.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram um modelo de pele artificial 3D que tem características mais parecidas com a do ser humano. Ele poderá ser usado em pesquisas para tratar doenças e lesões, como feridas e queimaduras, além de auxiliar na produção de cosméticos e remédios, evitando o uso de testes em animais.
Chamada de “Human Skin Equivalent with Hypodermis (HSEH)”, ou “equivalente de pele humana com hipoderme”, a estrutura foi produzida a partir de células-tronco, que são capazes de se transformar em diferentes tipos de células, e primárias (cultivadas a partir de tecidos humanos).
Segundo informações da Agência Fapesp, o processo de produção do modelo de pele 3D foi descrito na revista “Communications Biology” por cientistas do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e apresentado durante a Fapesp Week Spain, em Madri, Espanha. O evento visa promover parcerias entre pesquisadores dos dois países.
Ana Carolina Migliorini Figueira, pesquisadora do LNBio-CNPEM e coordenadora do projeto, afirmou à agência terem conseguido desenvolver um modelo de pele completa, com as três camadas (epiderme, derme e hipoderme). “Dessa forma, foi possível obter um modelo do órgão com características muito similares às do ser humano.”
A pesquisadora explica que os modelos de pele 3D desenvolvidos até agora tinham uma limitação: negligenciam a hipoderme, a camada mais profunda da pele. Ela é fundamental para regular a hidratação e a imunidade da pele, por exemplo.
“Os resultados dos ensaios que realizamos mostram que a hipoderme é indispensável para modular a expressão de uma ampla gama de genes vitais para a funcionalidade da pele, como os relacionados à proteção e à regeneração do tecido”, disse Figueira.
Fonte: g1
Nesta quarta-feira, a instabilidade atmosférica segue elevada em todas as regiões do Paraná. Principalmente a…
Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…
Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…
Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…
Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…
Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…