Categories: Notícias Gerais

PF lança operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro após apreensão de 173kg de cocaína

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação CPF de Aluguel, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada ao tráfico transnacional de drogas e à lavagem de dinheiro. A ação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Paraná (FICCO/PR).

A investigação teve início em 23 de janeiro, após abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal em Cascavel, ocasião em que foram apreendidos 173,3 kg de cocaína, acondicionados em 159 tabletes ocultos sob sucata metálica e acompanhados de nota fiscal aparentemente utilizada como disfarce.

As diligências conduzidas no inquérito indicaram que o motorista preso em flagrante integrava uma associação criminosa estruturada para o transporte de drogas. Verificou-se também que o veículo utilizado no crime havia sido adquirido por um terceiro, identificado como financiador e líder do grupo, responsável por movimentações financeiras em seu nome e por meio de intermediários ligados à organização.

Nesta fase da operação estão sendo cumpridos 1 mandado de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão, além de medidas patrimoniais cautelares, consistentes no sequestro de imóveis, bloqueio de ativos financeiros e investimentos bancários, bem como indisponibilidade de bens móveis, até o montante de R$ 5 milhões por investigado. Os mandados foram cumpridos em Navegantes (SC).

NOME DA OPERAÇÃO

O nome da operação faz referência ao modus operandi da organização criminosa, que utilizava nomes e documentos de terceiros (“laranjas”) para registrar veículos, movimentar valores e conferir aparência de legalidade às atividades ilícitas. Além de responderem por lavagem de dinheiro, essas pessoas poderão ser responsabilizadas também por participação em organização criminosa.

A Polícia Federal ressalta que o fornecimento ou empréstimo de dados pessoais, como o CPF, constitui conduta grave e pode configurar crime, sujeitando o responsável à responsabilização penal e patrimonial.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

INSS explica como será o pagamento de benefícios sem a nova identidade

Uma mudança no processo de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gera dúvidas…

9 horas ago

Bebê nasce em via pública antes da chegada do Corpo de Bombeiros em Palmas

Uma mulher deu à luz em via pública na manhã desta terça-feira (27), no município…

9 horas ago

Veja onde acompanhar a apuração das eleições e os rumos da política do Paraná em 2026

As Eleições 2026 serão realizadas nos dias 4 e 25 de outubro – primeiro e…

9 horas ago

Pela primeira vez, Polícia Científica do Paraná recebe armamento moderno e de alto desempenho

Pela primeira vez em sua história, a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) dispõe de armamentos…

9 horas ago

Detran-SP atualiza prova da CNH: sai baliza e entra autorização para carro automático

O exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo ganhou…

11 horas ago

Entenda o vírus Nipah, agente que preocupa por potencial de pandemia

Quase cem pessoas foram colocadas em quarentena após um novo surto do vírus Nipah no…

11 horas ago