Polícia deflagra operação e prende 30 suspeitos por envolvimento com o tráfico

 Polícia deflagra operação e prende 30 suspeitos por envolvimento com o tráfico

Imagem: Polícia Civil do Paraná e Guarda Municipal de Ponta Grossa

Uma força-tarefa entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal resultou na prisão de 22 adultos e na apreensão de 8 adolescentes por tráfico de drogas em Ponta Grossa. A ação faz parte da “Operação Tolerância Zero”, que visa reprimir o tráfico na região central da cidade e já vinha sendo planejada há 45 dias.

Durante as investigações, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão domiciliares e identificados pontos de tráfico recorrente em locais como a Rua Fernandes Pinheiro, Parque Ambiental, Calçadão, Rua Tenente Hinon Silva, Avenida Balduíno Taques e Praça Barão do Rio Branco. Segundo as equipes, os criminosos atuavam de forma organizada e utilizavam adolescentes para esconder e entregar drogas, muitas vezes ocultando-as na boca para tentar fugir da abordagem policial.

Ao todo, foram apreendidos 84,3 kg de maconha, 1,279 kg de crack, 214 g de cocaína e R$ 5.251,00 em dinheiro. Parte das ações foi flagrada por câmeras de monitoramento da Prefeitura. Em uma das situações, uma mulher foi filmada engolindo pedras de crack ao perceber a chegada da polícia. Já em outra, o cão farejador Bolt encontrou porções de droga jogadas por um adolescente instantes antes de ser abordado.

A operação também identificou o líder da rede criminosa. Ele teve a prisão preventiva decretada e foi capturado na manhã desta terça-feira (1º).

O secretário de Segurança, Guilherme Rangel, destacou a importância do trabalho conjunto: “”A união entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil mostrou que, quando as instituições trabalham juntas com planejamento e firmeza, os resultados aparecem. Estamos retirando o tráfico das ruas e devolvendo segurança à cidade.” Já o delegado Fernando Henrique Vieira, da Delegacia do Adolescente, reforçou a responsabilização de adultos e jovens envolvidos no tráfico.

Segundo o delegado José Guilherme Capraro, a repressão ao tráfico já provocou uma queda de 70% nos índices de furtos e roubos no Centro de Ponta Grossa. Novas fases da operação estão previstas, com reforço das ações de inteligência.

Fonte: Catve

Redação DV Agora

Notícia relacionada