Categories: Policial

Polícia Federal deflagra operação Piratas da BR desarticula quadrilha de roubo de mercadorias

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), a “Operação Piratas da BR”, com o objetivo de reprimir a prática de roubo de mercadorias importadas em trânsito a partir da região fronteiriça.

A ação mobilizou o efetivo de cerca de 25 Policiais Federais, no cumprimento de seis mandados de Busca e Apreensão e três mandados de Prisão Preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal em Foz do Iguaçu. O cumprimento das ordens judiciais ocorreu nos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Itaipulândia, no Oeste do estado.

A investigação se iniciou em outubro de 2024, quando equipe da Polícia Federal presenciou um assalto em andamento na BR-277. Ao intervir, houve confronto com troca de tiros, no qual um policial foi atingido por disparo na região do quadril e um dos assaltantes faleceu no local.

A polícia apurou que os criminosos selecionavam compradores provenientes do Paraguai para subtrair as mercadorias durante a viagem de retorno. O esquema envolvia o monitoramento dos alvos desde a entrada no Brasil, com colaboradores fornecendo detalhes sobre as mercadorias transportadas – valor, tipo e modo de transporte – para viabilizar as ações criminosas.

Esses informantes, também chamados de “fiteiros”, podem ser funcionários de hotéis, guarda-volumes, estacionamentos e até os próprios “laranjas” que atravessam mercadorias do Paraguai para o Brasil.

De posse das informações, os assaltantes escolhiam os alvos e os acompanhavam discretamente até que seus veículos entrassem na BR-277. Nesse momento, um segundo grupo de criminosos armados abordava o veículo das vítimas em movimento na rodovia, obrigando-o a parar e realizando a subtração.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram encontradas diversas mercadorias estrangeiras, provenientes do Paraguai, na residência de um dos alvos, além de um simulacro de arma de fogo e uniformes ostensivos da Polícia Civil.

A operação, denominada como “PIRATAS DA BR”, faz referência à prática conhecida por pirataria e ao fato dos crimes serem perpetrados na rodovia federal.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

Briga doméstica termina com mulher morta e tentativa de suicídio no Paraná

Uma discussão entre um casal terminou em tragédia na tarde desta segunda-feira (26), no bairro…

13 horas ago

Após 13 dias de buscas, idosa é localizada morta em lavoura de soja no Paraná

Após quase duas semanas de buscas intensas, o corpo de Emília Anzolin, de 72 anos,…

14 horas ago

Discussão no trânsito termina com caminhão metralhado em área rural do PR

Uma briga de trânsito quase terminou em morte na tarde desta terça-feira (27), na zona…

14 horas ago

Suspeito de engravidar criança passa a ser procurado no Paraná

A criança que engravidou de um “amigo da família” após sofrer violência sexual deu à…

15 horas ago

Carga de cigarros contrabandeados leva à prisão na PR-592, em Nova Prata do Iguaçu

Um homem de 36 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (28) após ser flagrado…

15 horas ago

Mandados judiciais resultam na prisão de casal em Santa Izabel do Oeste

Um homem e uma mulher foram presos na manhã desta quarta-feira (28) em Santa Izabel…

15 horas ago