Categories: Policial

Polícia Federal reprime crimes de exploração infantil em ação contra rede de compartilhamento

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (18), a Operação Escudo da Infância, no âmbito de investigação contínua voltada ao combate de crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, com foco no armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos ilícitos por meio de redes P2P (peer-to-peer).

Foi cumprido mandado de busca e apreensão em Cascavel, expedido pela Justiça Federal de Ponta Grossa, em desfavor de um investigado por disseminar material de abuso sexual infantojuvenil pela internet.

Durante as investigações, constatou-se que a conexão de internet associada ao investigado foi utilizada para armazenar, disponibilizar e possivelmente transmitir arquivos com conteúdo de abuso sexual infantil. Pelo menos seis arquivos, já categorizados por forças de segurança como material ilícito, estavam armazenados em seu computador e foram disponibilizados publicamente por meio de rede P2P.

O investigado poderá responder pelos crimes de posse ou armazenamento, transmissão, compartilhamento e eventual produção de material contendo abuso sexual infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 10 anos de reclusão, a depender da tipificação final dos atos.

O nome “Escudo da Infância” simboliza o compromisso da Polícia Federal com a proteção integral de crianças e adolescentes contra crimes de exploração sexual, especialmente no ambiente digital. O termo “escudo” representa a atuação firme contra todos os envolvidos — não apenas abusadores, mas também aqueles que armazenam, compartilham ou promovem esse tipo de conteúdo criminoso.

Mais do que uma ação repressiva, a operação também tem caráter preventivo e educativo, alertando a sociedade sobre a gravidade desses crimes e a importância da vigilância no meio virtual. A iniciativa está alinhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura proteção plena aos menores de idade.

A Polícia Federal reitera seu compromisso com a repressão qualificada aos crimes cibernéticos e com a defesa da infância como prioridade absoluta.

Fonte: CATVE

Redação DV Agora

Recent Posts

Consumidores deixam conta em aberto e ameaçam gerente em estabelecimento

A Polícia Militar de Toledo foi acionada na noite de ontem, domingo (15), por volta…

1 dia ago

Corpo de mulher é localizado em área de vegetação próxima a rodovia no PR

Uma mulher foi morta em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O corpo…

1 dia ago

Briga termina em fuga para pedágio e prisão por ameaça e embriaguez no PR

Na noite deste domingo, dia 15/02/26, por volta das 19h40, equipe da PRF foi acionada…

1 dia ago

Confusão termina com veículo incendiado e prisão no PR

A Polícia Militar de Toledo atendeu, na tarde de ontem, domingo (15), uma ocorrência de…

1 dia ago

Ataque a faca no terminal tem segundo episódio de violência no PR

Imagens registradas pela Polícia Militar e compartilhadas nas redes sociais mostram o momento em que…

1 dia ago

Fenômeno raro: nuvem funil aparece cinco vezes em menos de dois meses no PR

Em menos de dois meses, o Paraná teve ao menos cinco registros de nuvens funil.…

1 dia ago