Categories: Policial

Polícia Prende Homem por Maus-Tratos em Ação no Paraná

Imagens divulgadas pela polícia mostram condições do local em que os cães eram mantidos. Todos passarão por tratamento veterinário e serão disponibilizados para adoção. g1 tenta identificar defesa do homem.

Um homem de 57 anos foi preso em Castro, nos Campos Gerais do Paraná, pelo crime de maus-tratos aos animais. As informações são da delegada, responsável pelo caso.

De acordo com ela, ele mantinha 37 cães em condições insalubres.

“Tratava-se de um espaço pequeno e precário, que abrigava 37 cachorros em meio a fezes, restos de comida e lixo. No momento da abordagem, os animais estavam sem água, alguns trancados em caixotes e outros amarrados a correntes; alguns apresentavam tumores e feridas”, afirma a delegada.

A prisão foi feita em flagrante nesta segunda-feira (23), em uma ação conjunta que contou com a atuação da Polícia Civil, de uma médica veterinária do Canil Municipal de Castro e de uma ativista de proteção aos animais.

Para a delegada, a ação conjunta dos órgãos foi fundamental para a constatação das “condições precárias” em que os animais eram mantidos.

“Os cães foram levados ao Canil Municipal, onde serão catalogados e receberão tratamento veterinário. Posteriormente, serão realizadas castrações e uma campanha para a doação dos cachorros resgatados”, explica.

O crime de maus-tratos é previsto na Lei 9.605/98, que dispõe sobre sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A pena prevista é de três meses a um ano de prisão; no entanto, quando o crime é cometido contra cães ou gatos, o tempo sobe para de 2 a 5 anos de prisão e proibição de guarda.

Após ser preso, o homem foi levado para a Cadeia Pública de Castro. O nome dele não foi revelado

Importância das denúncias

A delegada ressalta que o caso foi descoberto após vizinhos do homem relatarem a situação dos animais à polícia, e reforça a importância das denúncias feitas pela população.

“A Polícia Civil reforça a importância das denúncias feitas pela população no combate a casos de maus-tratos a animais e reitera que continuará atuando rigorosamente na apuração desses crimes, em parceria com os órgãos competentes do município”, conta.

Denúncias sobre quaisquer situações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou, 181, do Disque-Denúncia. Se o crime estiver acontecendo naquele momento e houver alguém em situação de perigo, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte G1PARANÁ

Redação DV Agora

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na PR-483 em Município da região

Na noite desta segunda-feira (30), um grave acidente do tipo abalroamento transversal foi registrado na…

8 horas ago

Trump sugere possível deportação de Elon Musk e gera repercussão nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a entender que pode deportar Elon Musk…

9 horas ago

Juros mais acessíveis: Fomento Paraná lança FIDC Agro com foco no crédito rural

Instituição poderá investir nos novos FIDCs como única cotista sênior com percentuais entre 14% e…

9 horas ago

Caso RJ: jovem de MT que se relacionava com menor planejava crime contra os próprios pais

As investigações da Polícia Civil apontaram que a adolescente de 15 anos envolvida em um…

11 horas ago

Paranaenses sofrem com frio extremo e ficam retidos na fronteira chilena

Cerca de 60 caminhoneiros brasileiros, incluindo paranaenses, estão presos desde sexta-feira (27) na região de…

12 horas ago

Parceria com cooperativas: Copel busca soluções para impulsionar o agro paranaense

Diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lar…

12 horas ago