Categories: Notícias Gerais

Policial é condenado por agressão a oficial de Justiça com sentença considerada leve

O policial militar da reserva Daniel Wanderson do Nascimento, de 49 anos, foi condenado a um ano e dois meses de prisão em regime aberto por agredir a oficial de Justiça Maria Sueli Sobrinho, de 48 anos, durante o exercício da função. A decisão foi proferida nesta terça-feira (8/7) pela juíza Juliana de Almeida Teixeira Goulart, da 1ª Vara Criminal de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As informações são do portal Metrópoles.

O crime ocorreu em 8 de março deste ano, data que marca o Dia Internacional da Mulher, no bairro Novo Horizonte, em Ibirité. Segundo o processo, Maria Sueli foi agredida com uma cabeçada no rosto enquanto tentava entregar uma intimação judicial. Ela sofreu fratura no nariz, precisou se afastar do trabalho por 40 dias e relatou abalo psicológico decorrente da violência. “Acredito que ele teria tido outra postura se eu fosse um homem”, afirmou a servidora em depoimento.

O réu foi condenado pelos crimes de lesão corporal qualificada por razões de gênero, falsa identidade, desacato e resistência. A Justiça reconheceu que houve motivação misógina, considerando o desprezo demonstrado pelo agressor à figura feminina no exercício de uma função pública. Durante o episódio, Daniel teria tentado se passar pela pessoa citada na intimação.

Ao ser confrontado por Maria Sueli, passou a questionar sua autoridade, exaltou-se e, em seguida, a atacou fisicamente. A juíza rejeitou a tentativa da defesa de transferir o caso para a Justiça Militar, assim como o argumento de que a agressão teria sido impulsiva e sem conotação de gênero. Além da pena de prisão em regime aberto, o policial deverá prestar serviços comunitários e pagar multa no valor de dois salários mínimos, totalizando R$ 3.036.O caso gerou indignação nas redes sociais, especialmente por ter ocorrido em uma data simbólica de luta pelos direitos das mulheres. A condenação reforça o entendimento da Justiça sobre a gravidade de agressões motivadas por discriminação de gênero, mesmo quando praticadas por agentes da segurança pública.

Fonte: msn

Redação DV Agora

Recent Posts

Segundo mãe, grávida morta a facadas sofreu chutes na barriga antes de morrer

A mãe de Jéssica Rodrigues da Costa, de 31 anos, mulher grávida morta a facadas,…

9 horas ago

Suposta mistura de medicamento e bebida resulta na morte de jovem de 22 anos

Na madrugada desta terça-feira, 4, um jovem de 22 anos faleceu em sua residência, localizada…

10 horas ago

Idoso é espancado durante assalto e sofre ferimentos no Paraná

Um idoso de 71 anos ficou ferido após ser agredido durante um assalto na noite…

11 horas ago

Pai morre após fazer filho refém em ocorrência policial no Paraná

Um pai fez o filho de 5 anos refém na noite desta segunda-feira (3), na…

13 horas ago

Duas mulheres ficam feridas após serem atropeladas durante socorro a ciclista na BR-277

Duas mulheres, identificadas como Giulia Raineli da Silva Fernandes, de 23 anos, e Joice Rodrigues,…

13 horas ago

Telessaúde amplia acesso a atendimentos e agiliza diagnósticos especializados no SUS do Paraná

No Paraná, tecnologia e cuidado caminham juntos. Desde 2021, o Telessaúde, estratégia da Secretaria de…

16 horas ago