Categories: Notícias Gerais

Prazo para pagamento do IPVA 2025 de veículos com final de placa 3 e 4 acaba nesta segunda – feira (27)

Encerra nesta segunda-feira (27) o prazo para que donos de veículos com final de placa 3 e 4 façam o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. A data é válida tanto para quem for optar pela parcela única, com desconto de 6%, quanto quem for pagar apenas a primeira cota no caso do parcelamento em cinco vezes.

A nova data foi estabelecida na semana passada após a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) e a Receita Estadual decidirem pelo adiamento dos prazos. O sistema de recolhimento do imposto passou por instabilidades e, para garantir que nenhum motorista fosse prejudicado, optou-se por postergar o calendário. Com isso, todos os proprietários tiveram alguns dias a mais para pagar o IPVA 2025.

Na última sexta-feira (20), foi a vez dos proprietários de veículos com final de placa 1 e 2 e a plataforma de pagamentos funcionou normalmente. Já na terça-feira, 28 de janeiro, é a vez dos veículos com placas terminadas em 5 e 6.

Estado atualiza procedimentos do ICMS Ecológico; 59% das cidades recebem o benefício
Confira o calendário atualizado para pagamentos à vista ou da primeira parcela.

Finais 1 e 2: 24/01/2025

Finais 3 e 4: 27/01/2025

Finais 5 e 6: 28/01/2025

Finais 7 e 8: 29/01/2025

Finais 9 e 0: 30/01/2025

O novo calendário, porém, não altera as datas de vencimento das demais parcelas, de fevereiro a maio. Nesse caso, os prazos divulgados anteriormente continuam os mesmos.

São eles:

Finais 1 e 2: 20/02, 20/03, 22/04, 20/05

Finais 3 e 4: 21/02, 21/03, 23/04, 21/05

Finais 5 e 6: 24/02, 24/03, 24/04, 22/05

Finais 7 e 8: 25/02, 25/03, 25/04, 23/05

Finais 9 e 0: 26/02, 26/03, 28/04, 26/05

Empresas têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional
COMO PAGAR – Os contribuintes do Paraná devem gerar as guias de recolhimento (GR-PR) para pagamento por meio dos canais oficiais. Elas devem ser emitidas pelo Portal do IPVA ou o Portal de Pagamentos de Tributos.

Também é possível emitir as guias pelo aplicativo serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para iOS e Android.

O pagamento em cota única garante 6% de desconto sobre o valor total do imposto. Também é possível parcelar o IPVA 2025 em cinco vezes sem juros diretamente pela plataforma.

CUIDADO COM GOLPES – A Receita Estadual reforça mais uma vez os cuidados com golpes envolvendo o IPVA. com o início dos pagamentos, na semana passada, o surgimento de páginas fraudulentas voltou a crescer e, por isso, o pedido é para que os paranaenses redobrem a atenção na hora de fazer o pagamento.

A recomendação é que o contribuinte acesse diretamente os canais oficiais, evitando clicar em links enviados por email ou mensagens. Também é aconselhado evitar plataformas de buscas, já que muitos sites falsos se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem nos primeiros resultados. Ao acessar uma página, o ideal é sempre garantir que ele termine com a extensão “.pr.gov.br”.

Outra dica importante é sempre conferir o destinatário do pagamento, seja pela guia quanto no pagamento via pix. No caso, a informação que deve constar é sempre “Governo do Paraná Secretaria de Estado da Fazenda”.

Secretaria da Fazenda alerta sobre golpe com falsos prêmios do Nota Paraná
IPVA 2025 – IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação do Estado, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No Paraná, a alíquota é de 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral, e de 1% para ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga ou movidos a gás natural veicular (GNV).

Para 2025, a Receita Estadual lançou um total de R$ 6,78 bilhões sobre uma frota tributável de mais de 4 milhões de veículos. Pela legislação, metade do valor arrecadado com o imposto é repassado aos municípios de emplacamento e o restante é usado pelo Estado para o financiamento de obras e custeio de atividades das áreas de saúde, educação e segurança pública.

A inadimplência com o tributo impede a emissão do Certificado e Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento de uso obrigatório para circulação. Trafegar sem ele implica em multa pelas autoridades de trânsito e na retenção do veículo até a regularização da pendência.

O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade do veículo, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

Fonte: AEN

Redação DV Agora

Recent Posts

Atropelamento fatal na BR-376 envolve vários veículos e mata homem no Paraná

Um homem de aproximadamente 50 anos morreu após ser atropelado por diversos veículos na BR-376,…

2 horas ago

Vítima foge após ser submetida a tortura com espeto e cola quente pelo marido

Um homem de 30 anos foi preso nesta quinta-feira (8) em Apucarana, no norte do…

3 horas ago

Polícia Civil captura homem de 52 anos investigado por homicídio qualificado em festa de Ano Novo

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 49.ª Delegacia Regional de Polícia de…

3 horas ago

Briga antiga termina com sogro baleado pelo genro e resgate aéreo até hospital

Um homem ficou gravemente ferido após ser baleado pelo próprio genro na tarde desta quinta-feira…

3 horas ago

Polícia Militar recupera objeto furtado após registro de receptação em Dois Vizinhos

Uma bicicleta furtada foi recuperada pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (8), por volta…

3 horas ago

Confira a previsão do tempo para esta Sexta-feira (09) em Dois Vizinhos

Durante esta sexta-feira, um sistema de baixa pressão se intensifica entre a Argentina, Uruguai e…

4 horas ago