A manhã desta terça-feira (04) foi marcada por emoção e esperança no Gabinete do Executivo Municipal de Dois Vizinhos. Dez famílias que foram desabrigadas pelas cheias do Rio Jirau, no Bairro Sagrada Família, receberam oficialmente as escrituras dos terrenos cedidos pela Prefeitura, concretizando um novo capítulo em suas vidas.
A entrega faz parte de um compromisso firmado em 22 de novembro de 2023, quando o prefeito Carlinhos Turatto reuniu as famílias atingidas para apresentar o projeto de remoção das áreas de risco. Com o Aluguel Social garantindo um suporte emergencial, a administração municipal ofereceu a possibilidade de permuta dos imóveis atingidos por terrenos seguros em diferentes bairros da cidade.
Essa medida tornou-se realidade através da aprovação do Projeto de Lei em 13 de maio de 2024, resultando na Lei 2793/2024, que garantiu legalmente a cedência de terrenos municipais às famílias desabrigadas.
OS PRIMEIROS BENEFICIADOS
Com grande alegria, o prefeito Carlinhos Turatto, ao lado do secretário de Habitação Jair da Silva, da diretora de Habitação Francieli Spiassi e da representante da Associação de Moradores, Elis de Andrade, entregaram as escrituras dos imóveis para:
✅ Daniele Aparecida Gaspar
✅ Gilmar Albino
✅ Iracema Taborda
✅ Ivair Veiga
✅ Ivonete Biancato Matei
✅ Jandira Fátima dos Santos Silva
✅ Jonatas da Silva
✅ José Paulichen
✅ Natália Vieira
✅ Ivanir Souza
Os terrenos concedidos estão nos loteamentos Zenci, Caeté, Valendorf, Romani e Julia Vitto, locais seguros onde essas famílias poderão recomeçar com dignidade.
MAIS FAMÍLIAS SERÃO CONTEMPLADAS
A Secretaria de Habitação já preparou a documentação de mais oito lotes, que em breve serão entregues a outras famílias que aguardam ansiosamente pela chance de reconstruir suas vidas longe do perigo das enchentes.
“Hoje é um dia de felicidade para todos nós. Essas famílias que antes viviam com medo das chuvas agora têm um lugar seguro para chamar de seu. Nosso compromisso sempre será com os mais necessários, e seguimos trabalhando para proporcionar mais qualidade de vida a todos os duovizinhenses”, destacou o prefeito Carlinhos Turatto.
UM SONHO QUE SE TORNA REALIDADE
Além da nova moradia, há um detalhe ainda mais especial: a maioria dessas famílias nunca teve um documento oficial de posse do terreno onde moravam. Agora, são legítimos proprietários de seus lotes, com segurança jurídica para construir um futuro melhor.
A entrega das escrituras é mais do que um ato administrativo, é um gesto de cuidado e respeito, garantindo que cada cidadão tenha o seu direito à moradia assegurada. E para essas dez famílias, o sonho de um novo começo finalmente se tornou realidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos
Mais de 33 mil crianças da Rede Municipal de Ensino iniciam o ano letivo de…
A defesa do ex-jogador de futebol Robinho recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que…
A relação entre o Papiloma Vírus Humano, ou HPV, e o câncer de colo de…
A Sooro Renner, líder nacional na produção de proteínas derivadas do soro de leite, apresentou…
Isabel Veloso, influenciadora de 18 anos conhecida por compartilhar sua luta contra um Linfoma de…
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse nesta segunda-feira (3) que…