Foto: CATVE
O mês de abril foi com chuvas abaixo da expectativa na região de Cascavel. Com o período de clima seco se aproximando, o alerta é para as queimadas.
Com pouca chuva, o período é de preocupação, porque as queimadas se espalham com muito mais facilidade quando o mato fica mais seco.
Em 2025, Cascavel já teve 78 ocorrências de incêndios ambientais. Em 2024, foram 339. E, em 2023, que foi um ano mais úmido, foram 159.
O momento de pico dos incêndios, geralmente é entre agosto e novembro, mas a preocupação já começa agora, porque a chuva diminui. O Tenente Eduardo Novinski, do Corpo de Bombeiros de Cascavel, explicou que a ocorrência de incêndios ambientais está totalmente atrelada ao período do ano.
Os incêndios ambientais envolvem vários riscos, tanto para a vegetação, como para as pessoas, e também nas rodovias, onde podem provocar acidentes.
O Tenente também falou sobre as práticas:
“Existem leis municipais que proíbem esse tipo de prática, não se limpa terreno com uso de fogo, muito menos se queima lixo. A pessoa pode ser notificada pela prefeitura. Ainda existe a questão do crime ambiental, quando um incêndio desse atinge uma área de mata, que é uma reserva, isso se torna um crime ambiental”, reforçou.
Fonte: Catve
Em uma operação conjunta realizada na noite desta terça-feira (28/10), a Polícia Federal e a…
Uma adolescente de 17 anos procurou o Destacamento da Polícia Militar de Luiziana, nesta segunda-feira,…
Julio dos Santos Castro, de 62 anos, filho de uma idosa de 89, teria matado…
Na tarde desta terça-feira (28) por volta das 15h20, policiais da Polícia Nacional do Paraguai…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta terça-feira (28) pela…
Duas pessoas foram presas em operação contra o tráfico de drogas, nesta manhã de quarta-feira…