Categories: Saúde

Primeira captação de órgãos do HGI representa avanço inédito na saúde do Sudoeste

O Hospital Geral Intermunicipal Dr. Aryzone Mendes de Araújo realizou, dia 15 de novembro, a primeira captação de órgãos desde que passou a integrar oficialmente a rede habilitada para este tipo de procedimento. O ato envolveu uma equipe multiprofissional do HGI e profissionais da Central de Transplantes do Paraná. O doador era um homem de 29 anos, cuja família autorizou a doação.

A captação foi conduzida pelo médico Dr. Matheus Takahashi, com acompanhamento da gerente assistencial do hospital, Luana Vargas, que coordenaram a equipe multiprofissional do Centro Cirúrgico e UTI. Para ambos, e para o enfermeiro Charles Costa, coordenador da UTI, O momento representa não apenas um avanço técnico, mas também um gesto profundo de humanidade.

O diretor do HGI, Rivelino Clemente, destacou a importância da realização do procedimento para a instituição: “É um passo decisivo para consolidar o papel do hospital como referência em serviços de saúde para os 27 municípios da região. Mais do que isso, é a confirmação de que estamos preparados para atuar em processos tão sensíveis e essenciais para salvar vidas.”

O Governo do Paraná, por meio da Chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, reforçou o compromisso do Estado com a política de transplantes. Segundo ela, “O Paraná conta com estrutura e logística organizadas para captação e transplante de órgãos e tecidos, garantindo agilidade e viabilidade do processo. Se destaca também o comprometimento das equipes multiprofissionais, que atuam de forma transparente, responsável e respeitosa para que a doação se concretize, transformando solidariedade em esperança para inúmeras pessoas e famílias que aguardam por um transplante.”

Nádia ainda afirmou que ter mais um hospital habilitado é um ganho significativo para toda a região e para o Estado, “que é destaque nacional em doação de órgãos”.

O secretário de Saúde de Francisco Beltrão, Edson Concelier, classificou o procedimento como um marco para o município: “O HGI vive um momento histórico. A primeira captação simboliza avanço, responsabilidade e, acima de tudo, solidariedade. Este gesto só foi possível graças à nobre decisão da família do doador, que, em um momento de dor, escolheu transformar vidas. A elas, nosso profundo respeito e gratidão.”

Edson também ressaltou o desempenho das equipes envolvidas: “A atuação multiprofissional foi exemplar, conduzida com preparo, sensibilidade e humanidade. Que seja o primeiro de muitos procedimentos. Seguimos firmes na missão de cuidar, apoiar e promover vida.”

A primeira captação de órgãos realizada no HGI reforça a consolidação do hospital como importante referência para toda a região Sudoeste, ampliando a capacidade de resposta do sistema público de saúde e fortalecendo a rede estadual de transplantes. O doador e a generosidade da família, contribuiu para dar esperança a outras famílias que necessitavam dos órgãos doados.

Fonte: Assessoria 

Redação DV Agora

Recent Posts

Encontro pela internet termina em roubo e cárcere privado no PR

Um jovem de 24 anos foi vítima de roubo após marcar encontro pela internet em…

49 minutos ago

Homem armado invade residência e dispara contra atual da ex-mulher em noite de festa

Um homem foi baleado pelo ex-marido de sua atual namorada durante uma confraternização realizada na…

55 minutos ago

Novas informações surgem, mas mistério sobre recuperação de Schumacher permanece

Michael Schumacher está fora da mídia desde que sofreu um grave acidente em 2013 e…

1 hora ago

Carro capota e para embaixo de carreta; motorista sai caminhando no PR

Um carro bateu violentamente contra a traseira de uma carreta na manhã deste domingo (25)…

2 horas ago

Ataque, perseguição e capotamento: motorista bêbado esfaqueia homem no PR

Um homem está em estado grave após ser esfaqueado e, em seguida, ter o carro…

2 horas ago

Homem é preso por ameaça e violência doméstica em Dois Vizinhos

Um homem foi preso na noite de sexta-feira (24) por ameaça e violência doméstica no…

6 horas ago