Categories: Economia

Produção de feijão no Paraná atinge recorde e Estado mantém liderança no país

O Paraná é líder na produção de feijão, após concluir a colheita da segunda safra de feijão com produção de 526,6 mil toneladas. Somada à primeira safra, de 338 mil toneladas, o Paraná alcançou este ano 865 mil toneladas, novo recorde e volume que representa cerca de um quarto da produção nacional. A informação consta no Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 11 a 17 de julho.

A segunda safra foi semeada quase integralmente entre janeiro e fevereiro, em uma área de 328 mil hectares, 25% menor que a do ano anterior. Em 2024, foram colhidas 681 mil toneladas. A produção é impulsionada principalmente pelo feijão preto, que tem alta aceitação nacional.

Para o agricultor Ademilson Pegorini, de Itapejara do Oeste, reconhecido pelo Prêmio Orgulho da Terra 2025 na categoria Feijão, como um dos maiores produtores do estado, a premiação reforça o valor do trabalho no campo.

“A gente ficou orgulhoso em saber. O trabalho que a gente faz semanalmente, praticamente, receber esse prêmio, a satisfação é grande e a gente fica contente mesmo”, afirmou.

Adeilson se orgulha dos resultados que obteve. Fez o manejo integrado de pragas e doenças nas culturas de soja e feijão e, na safra 2024/2025 de soja, obteve uma redução de aplicação de fungicida em 33%, não aplicou inseticida e obteve uma produtividade de 20% superior à média municipal. Na safrinha de feijão 2024 implantou a lavoura dentro das recomendações técnicas, com plantio direto, adubação dentro da recomendação e conseguiu uma excelente colheita.

Prêmio Orgulho da Terra 2025

Desde 2021, o Prêmio Orgulho da Terra é promovido pelo Grupo Ric, por meio do Ric Rural Hub, com apoio do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar. A iniciativa reconhece produtores rurais que se destacam no agronegócio paranaense por boas práticas de sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e impacto comunitário.

Na 5ª edição, 51 produtores concorreram em 17 categorias. Os cases foram indicados por técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar e foram avaliados por um comitê de notáveis, composto por representantes da FAEP, FETAEP, ADAPAR e SEAB. A festa de premiação será no dia 11 de novembro, na sede do IDR-Paraná, em Curitiba.

Fonte: RICTV

Redação DV Agora

Recent Posts

Confira a previsão do tempo para este Sábado (14) em Dois Vizinhos

Neste sábado, o tempo segue instável em todo o Paraná Especialmente a partir da tarde,…

2 minutos ago

Detran-PR recomenda que candidatos verifiquem informações apenas nos canais oficiais

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alerta a população sobre golpes utilizando o programa CNH Social…

15 horas ago

Polícia Civil apura caso de agressão grave envolvendo bebê no PR

A Polícia Civil do Paraná instaurou nesta semana um inquérito para apurar um caso de…

15 horas ago

Recém-nascido é encontrado morto dentro de sacola plástica em lago

Uma funcionária da Prefeitura de Arapongas encontrou, na manhã desta sexta-feira (13), o corpo de…

15 horas ago

Paraná amplia prevenção ao câncer de colo do útero com implantação do exame DNA-HPV

Com estimativa de 790 novos casos a cada ano no Paraná, o câncer de colo…

16 horas ago

Agência Nacional de Vigilância Sanitária veta comercialização de produtos por descumprimento de normas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos suplementos alimentares e…

18 horas ago