Foto: AEN
O Paraná é líder na produção de feijão, após concluir a colheita da segunda safra de feijão com produção de 526,6 mil toneladas. Somada à primeira safra, de 338 mil toneladas, o Paraná alcançou este ano 865 mil toneladas, novo recorde e volume que representa cerca de um quarto da produção nacional. A informação consta no Boletim de Conjuntura Agropecuária, referente à semana de 11 a 17 de julho.
A segunda safra foi semeada quase integralmente entre janeiro e fevereiro, em uma área de 328 mil hectares, 25% menor que a do ano anterior. Em 2024, foram colhidas 681 mil toneladas. A produção é impulsionada principalmente pelo feijão preto, que tem alta aceitação nacional.
Para o agricultor Ademilson Pegorini, de Itapejara do Oeste, reconhecido pelo Prêmio Orgulho da Terra 2025 na categoria Feijão, como um dos maiores produtores do estado, a premiação reforça o valor do trabalho no campo.
“A gente ficou orgulhoso em saber. O trabalho que a gente faz semanalmente, praticamente, receber esse prêmio, a satisfação é grande e a gente fica contente mesmo”, afirmou.
Adeilson se orgulha dos resultados que obteve. Fez o manejo integrado de pragas e doenças nas culturas de soja e feijão e, na safra 2024/2025 de soja, obteve uma redução de aplicação de fungicida em 33%, não aplicou inseticida e obteve uma produtividade de 20% superior à média municipal. Na safrinha de feijão 2024 implantou a lavoura dentro das recomendações técnicas, com plantio direto, adubação dentro da recomendação e conseguiu uma excelente colheita.
Prêmio Orgulho da Terra 2025
Desde 2021, o Prêmio Orgulho da Terra é promovido pelo Grupo Ric, por meio do Ric Rural Hub, com apoio do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar. A iniciativa reconhece produtores rurais que se destacam no agronegócio paranaense por boas práticas de sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e impacto comunitário.
Na 5ª edição, 51 produtores concorreram em 17 categorias. Os cases foram indicados por técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar e foram avaliados por um comitê de notáveis, composto por representantes da FAEP, FETAEP, ADAPAR e SEAB. A festa de premiação será no dia 11 de novembro, na sede do IDR-Paraná, em Curitiba.
Fonte: RICTV
Um indivíduo, apontado como líder do tráfico em Maringá, no noroeste do Paraná, morreu em um confronto…
Uma mulher de cerca de 80 anos foi socorrida na tarde da última sexta-feira (26)…
Um homem de aproximadamente 55 anos foi internado em estado grave após sofrer um ataque…
Uma mulher de 30 anos morreu e outras duas pessoas ficaram feridas em um grave…
Um funcionário de 37 anos sofreu queimaduras moderadas com ácido nítrico durante um procedimento de…
Uma mulher de 57 anos foi resgatada pela Polícia Militar (PM) na noite de domingo (28) após…