Profissionais que atuam na UPA de Dois Vizinhos participam de curso realizado pelo SAMU
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Samu 192 Sudoeste, realizou nos dias 24 e 26 de junho, um curso de aperfeiçoamento em atendimentos de urgência e emergência para os Médicos, Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem que atuam na Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Dois Vizinhos.
Os profissionais foram divididos em duas turmas, uma das turmas concluiu o curso na segunda-feira, 24 enquanto a outra participou do treinamento nesta quarta-feira, dia 24. No período da manhã, os Técnicos de Enfermagem receberam o conteúdo básico do treinamento, enquanto na parte da tarde, os Médicos e Enfermeiros aperfeiçoaram os procedimentos mais complexos.
Em entrevista ao repórter Islan Roque, o Diretor Técnico de Enfermagem do Samu 192 Sudoeste, Gerson Leonarski, disse que o curso é composto por instrutores altamente qualificados e com uma vasta experiência no que diz respeito aos serviços de urgência e emergência. Ele ainda disse que os equipamentos utilizados no curso, são equipamentos de última geração, com o que há de mais avançado em tecnologia. “Os equipamentos que trouxemos para esse curso, não é qualquer empresa de treinamento que tem, pois são equipamentos de última geração, que proporciona aprendizagem mais dinâmico e eficiente, oferecendo uma simulação o mais próximo da realidade.” Destaca, Gerson.
Segundo o Médico, Dr. William Holderied, Diretor Técnico do Samu 192 Sudoeste, o objetivo do treinamento é fazer com que esses profissionais, possam aperfeiçoar os seus atendimentos de urgência e emergência, de forma alinhada para que o paciente tenha mais segurança durante os procedimentos realizados. “O objetivo do treinamento, é o aperfeiçoamento desses profissionais que atuam na UPA, Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos que dão assistência na sala vermelha, na sala de emergência dessas unidades. Para que eles possam realizar o atendimento desses pacientes graves e críticos, de forma alinhada e assim, cada dia mais ter capacidade de suporte avançado, com objetivo de melhor integração do serviço, dando mais condições hemodinâmica, visando mais segurança no atendimento desses pacientes graves.”
Cabe frisar que o treinamento é gratuito e exclusivo para esses profissionais que atuam na área da saúde, nos 42 municípios, os quais tem parceria fixada e de abrangência do Samu 192 Sudoeste.
Fonte: Portal Educadora