Categories: Notícias Gerais

Região Oeste do Paraná recebe primeiro uso da nova plataforma digital SAMU Mobile

O novo sistema visa substituir gradualmente o atual modelo de comunicação, baseado em rádio e celular, por uma plataforma digital. A proposta é equipar as ambulâncias do SAMU e Siate com tablets conectados em tempo real às centrais de regulação, facilitando o compartilhamento de dados, voz e imagens entre as equipes móveis e os médicos reguladores.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste (Consamu), deu início, nesta quinta-feira (26), à Fase 1 da implantação do SAMU Mobile, sistema desenvolvido para modernizar o atendimento pré-hospitalar de urgência no Paraná. A ação integra o processo de digitalização da Rede de Atenção às Urgências, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio técnico da Celepar.

O novo sistema visa substituir gradualmente o atual modelo de comunicação, baseado em rádio e celular, por uma plataforma digital. A proposta é equipar as ambulâncias do SAMU e Siate com tablets conectados em tempo real às centrais de regulação, facilitando o compartilhamento de dados, voz e imagens entre as equipes móveis e os médicos reguladores.

Entre as 12 centrais de regulação de urgência do Estado, o Consamu, que atende 43 municípios, é o primeiro a implementar o novo sistema. A atualização será realizada em cinco fases, com previsão de conclusão até julho de 2027.

“Esse é mais um resultado concreto do compromisso que o Governo do Paraná, por meio do governador Ratinho Junior, assumiu com a modernização da saúde pública. Estamos avançando com responsabilidade e foco naquilo que realmente importa: salvar vidas e atender com qualidade”, destacou o secretário da Saúde, Beto Preto.

“É motivo de orgulho e demonstração de reconhecimento, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, termos sido escolhidos para iniciar este avanço na melhoria dos atendimentos de urgência e emergência”, afirmou o diretor-geral do Consamu, João Gabriel Avanci. “O SAMU Mobile vai proporcionar maior agilidade e segurança nos atendimentos e compilar dados das ocorrências para embasar políticas de saúde mais assertivas, alinhadas às reais necessidades de cada localidade”.

O SAMU Mobile se integra ao sistema SAMU Web, já utilizado nas Centrais Regionais de Regulação, e permite que os profissionais envolvidos nos atendimentos atuem de maneira coordenada e com acesso a informações em tempo real. A expectativa é de que a ferramenta contribua para reduzir o tempo de resposta, melhorar a comunicação e ampliar a rastreabilidade das ocorrências.

O projeto faz parte do programa Paraná Eficiente, financiado pelo Banco Mundial. Desde sua assinatura, em 2022, já foram desembolsados US$ 53,64 milhões, o equivalente a 41,2% do total previsto de US$ 130 milhões. A iniciativa teve início durante a pandemia de Covid-19 e se expandiu com o objetivo de aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, especialmente na área da saúde.

Fonte: Aen

Redação DV Agora

Recent Posts

Trump sugere possível deportação de Elon Musk e gera repercussão nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a entender que pode deportar Elon Musk…

11 minutos ago

Juros mais acessíveis: Fomento Paraná lança FIDC Agro com foco no crédito rural

Instituição poderá investir nos novos FIDCs como única cotista sênior com percentuais entre 14% e…

44 minutos ago

Caso RJ: jovem de MT que se relacionava com menor planejava crime contra os próprios pais

As investigações da Polícia Civil apontaram que a adolescente de 15 anos envolvida em um…

3 horas ago

Paranaenses sofrem com frio extremo e ficam retidos na fronteira chilena

Cerca de 60 caminhoneiros brasileiros, incluindo paranaenses, estão presos desde sexta-feira (27) na região de…

4 horas ago

Parceria com cooperativas: Copel busca soluções para impulsionar o agro paranaense

Diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lar…

4 horas ago

Paraná se destaca na OBMEP 2025 com mais de 500 estudantes premiados

Eles conquistaram 44 medalha de ouro, 127 de prata e 361 de bronze na Olimpíada…

4 horas ago