Foto: EBC
O Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, é uma data marcada por pegadinhas e histórias fictícias contadas entre amigos, familiares e até empresas. No Brasil, a tradição ganhou força em 1828, quando o jornal mineiro “A Mentira” publicou uma manchete falsa sobre a morte de Dom Pedro I. O imperador, no entanto, faleceu apenas em 1834, em Portugal.
A origem da data no mundo ainda é incerta, mas uma das hipóteses mais aceitas remonta ao século 16, na França. O rei Carlos IX alterou o início do ano novo para 1º de janeiro, mas muitos franceses continuaram comemorando a virada do ano em 1º de abril, como era costume. Esses resistentes passaram a ser chamados de “bobos de abril” e viraram alvo de brincadeiras.
Atualmente, o Dia da Mentira também é explorado por empresas como uma oportunidade de marketing. Algumas pegadinhas ganharam repercussão mundial, como a da emissora britânica BBC em 1980. Na ocasião, o canal divulgou que o famoso relógio Big Ben passaria a ter um mostrador digital, o que gerou indignação entre os britânicos antes de a verdade ser esclarecida.
Outra pegadinha que viralizou ocorreu em 1992, quando a rádio norte-americana NPR entrevistou um falso Richard Nixon. O comediante Rich Little se passou pelo ex-presidente dos Estados Unidos e declarou que voltaria a concorrer ao cargo. A brincadeira pegou muitos ouvintes de surpresa e gerou polêmica, especialmente porque Nixon havia renunciado ao cargo em 1974 após o escândalo de Watergate.
Fonte: CATVE
Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que quatro pessoas são atropeladas no…
Um homem foi morto a tiros na noite deste domingo (25) enquanto estava em um…
Um jovem de 24 anos foi vítima de roubo após marcar encontro pela internet em…
Um homem foi baleado pelo ex-marido de sua atual namorada durante uma confraternização realizada na…
Michael Schumacher está fora da mídia desde que sofreu um grave acidente em 2013 e…
Um carro bateu violentamente contra a traseira de uma carreta na manhã deste domingo (25)…