Foto: Assessoria
Dois Vizinhos dá mais um passo importante rumo à inclusão e à valorização da cidadania na terceira idade. Fruto da parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude, o município lança um projeto de alfabetização voltado especialmente para idosos, promovendo o resgate da dignidade, do conhecimento e da autoestima.
As aulas acontecerão no Centro de Convivência do Idoso e terão duração de 12 meses. A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), política pública promovida pelo Ministério da Educação (MEC).
A secretária de Educação, Leda Ferrari, explica a motivação do projeto: “Sabemos que muitos idosos não tiveram a oportunidade de estudar na idade certa. Este é um resgate da dignidade e do direito à educação.”
Além do Centro de Convivência, novas turmas devem ser abertas em outras localidades do município, garantindo acesso mais amplo àqueles que desejam aprender a ler e escrever — ou retomar os estudos interrompidos.
Embora Dois Vizinhos esteja entre os municípios mais escolarizados do Paraná, com indicadores educacionais de destaque, ainda existem 325 pessoas acima de 16 anos que não sabem ler e escrever, o que representa 0,7% da população.
Esse índice é muito inferior à média do Paraná e também à média nacional, mas reforça a importância de projetos como este, que buscam zerar o analfabetismo e oferecer mais dignidade, especialmente na terceira idade.
O projeto vai além do ensino tradicional. Os participantes também poderão se envolver em atividades que estimulam corpo e mente, como canto coral e meditação (Yoga), promovendo bem-estar físico, mental e social.
Entre os principais benefícios da alfabetização na terceira idade estão:
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Educação e Cultura, localizada na Avenida Dedi Barichello Montagner, 520, ou pelos telefones (46) 3536-3399 e (46) 3536-1538.
Incentive alguém que você conhece!
A alfabetização pode transformar vidas em qualquer idade.
Nunca é tarde para recomeçar.
Na noite desta segunda-feira (30), um grave acidente do tipo abalroamento transversal foi registrado na…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a entender que pode deportar Elon Musk…
Instituição poderá investir nos novos FIDCs como única cotista sênior com percentuais entre 14% e…
As investigações da Polícia Civil apontaram que a adolescente de 15 anos envolvida em um…
Cerca de 60 caminhoneiros brasileiros, incluindo paranaenses, estão presos desde sexta-feira (27) na região de…
Diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lar…