Categories: Policial

Segunda fase da Operação Mensageiro mira possíveis crimes cometidos por PMs no Paraná

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriu na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal na segunda etapa da Operação Mensageiro. O alvo é um homem suspeito de pagar rotineiramente propina aos dois policiais militares investigados na primeira etapa da operação, que apura possíveis crimes de associação criminosa, corrupção passiva, peculato e prevaricação supostamente praticados no Pelotão de Barracão, no Sudoeste do estado.

As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juízo da Auditoria da Justiça Militar e cumpridas nos municípios de Barracão (PR) e Dionísio Cerqueira (SC), em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos R$ 24 mil em dinheiro, diversos documentos e equipamentos eletrônicos que serão periciados no curso das investigações.

Primeira fase – A primeira fase da Operação Mensageiro foi deflagrada no último dia 15 de maio. As investigações, iniciadas em 2024, demonstraram que os policiais militares, em conjunto com empresários e outros civis da região, teriam estabelecido uma associação criminosa para a cobrança de valores de pessoas envolvidas com contrabando e descaminho de produtos oriundos da Argentina. O esquema funcionava de modo que aqueles que pagavam os valores solicitados não tinham suas cargas apreendidas e eram informados sobre eventuais operações policiais em andamento. Constatou-se ainda que, em algumas oportunidades em que houve apreensões de produtos pelos agentes policiais, parte da carga teria sido desviada em proveito próprio.

Fonte RICTV 

Redação DV Agora

Recent Posts

Motociclista morre após acidente na PR-483 em Município da região

Na noite desta segunda-feira (30), um grave acidente do tipo abalroamento transversal foi registrado na…

13 minutos ago

Trump sugere possível deportação de Elon Musk e gera repercussão nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a entender que pode deportar Elon Musk…

1 hora ago

Juros mais acessíveis: Fomento Paraná lança FIDC Agro com foco no crédito rural

Instituição poderá investir nos novos FIDCs como única cotista sênior com percentuais entre 14% e…

2 horas ago

Caso RJ: jovem de MT que se relacionava com menor planejava crime contra os próprios pais

As investigações da Polícia Civil apontaram que a adolescente de 15 anos envolvida em um…

4 horas ago

Paranaenses sofrem com frio extremo e ficam retidos na fronteira chilena

Cerca de 60 caminhoneiros brasileiros, incluindo paranaenses, estão presos desde sexta-feira (27) na região de…

4 horas ago

Parceria com cooperativas: Copel busca soluções para impulsionar o agro paranaense

Diretores, superintendentes e gerentes da companhia estiveram reunidos com lideranças da Coamo Cooperativa Agroindustrial, Lar…

5 horas ago