Categories: Educação

Sisu: inscrição na lista de espera pode ser feita até esta sexta

Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que não foram classificados em nenhuma de suas duas opções de cursos na chamada regular têm até esta sexta-feira (31) para manifestar interesse em participar da lista de espera.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

Lista de espera
Para participar da lista de espera o candidato deve realizar a manifestação de interesse pelo boletim do candidato, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) .

A lista de espera valerá para apenas uma das opções indicadas pelo candidato no momento em que se inscreveu no Sisu.

Ao clicar no botão correspondente para confirmar a intenção de entrar na lista de espera, o sistema mostrará a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso para ajudar o candidato a decidir sobre a lista de espera.

Convocação
A convocação da lista de espera segue a mesma ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse na lista.

A chamada dos concorrentes é de responsabilidade exclusiva das instituições de ensino superior e cabe ao estudante acompanhar a lista de espera diretamente com as universidades e os institutos federais nos quais o estudante manifestou interesse em estudar.

Durante todo o ano, as instituições públicas de educação superior participantes do Sisu podem usar a lista de espera para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

O resultado da primeira edição do Sisu de 2025 saiu na segunda-feira (27). Ao todo, são 254.899 candidatos aprovados – sendo 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553, por meio de outras ações afirmativas das próprias instituições de ensino superior.

Sisu
Desde 2010, o Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente.

A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

O programa do governo federal tem o objetivo de democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país.

A seleção dos estudantes é feita com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, respeitando o limite de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência.

Para saber mais a respeito do sistema, o estudante pode entrar em contato com a instituição. Para outras dúvidas, o telefone de atendimento do MEC: 0800 61 61 61.

Fonte Agencia Brasil.

Redação DV Agora

Recent Posts

Ministério da Saúde alerta para aumento de casos de febre amarela em quatro estados

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento da transmissão da febre amarela…

13 horas ago

Campanha de combate à dengue nas escolas tem início nesta segunda-feira

A campanha Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território começa…

13 horas ago

Brasil registra mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes em janeiro

O primeiro mês de 2025 registrou um total de 170.376 casos prováveis de dengue em…

14 horas ago

Polícia Federal prende no Rio homem foragido por tráfico de drogas

A Polícia Federal (PF) prendeu um homem que estava foragido desde a Operação Turfe –…

14 horas ago

Produção de petróleo e gás permanece próxima ao recorde alcançado em 2023

A produção média diária de petróleo e gás natural em 2024 atingiu a marca de…

14 horas ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: prazo para matrícula dos aprovados termina hoje

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 que obtiveram nota igual ou…

14 horas ago