Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (9), a equipe ALFA 2 do SAMU, composta pelo médico Saimon Marcante, a enfermeira Eliane P. Rodrigues e o condutor socorrista Silvar da Luza, foi acionada para uma ocorrência de emergência em que uma gestante estava em trabalho de parto. Ao chegar à residência, os socorristas se depararam com a criança prestes a nascer. O parto aconteceu no próprio local, sem intercorrências, com a equipe atuando rapidamente para garantir a segurança tanto da mãe quanto do recém-nascido.
O bebê, uma menina, nasceu com boa vitalidade, o que permitiu que a equipe realizasse o clampeamento tardio do cordão umbilical e promovesse o contato pele a pele entre mãe e filha. Após os cuidados iniciais, como secar e aquecer o bebê, a equipe transferiu mãe e filha para o Hospital São Francisco para avaliações de obstetra e pediatra.
Segundo informações, a bolsa gestacional da mãe havia se rompido por volta das 4h30 da manhã, e, devido à dificuldade de se comunicar com o marido, o filho de 11 anos acionou os vizinhos, que então chamaram o SAMU.
Este tipo de atendimento é raro para os socorristas, que, normalmente, lidam com ocorrências relacionadas a incidentes que afetam a saúde das pessoas. Porém, ao vivenciar o nascimento de uma nova vida, a equipe se sentiu especialmente realizada, reforçando a motivação de continuar o trabalho que, em muitos casos, pode ser um verdadeiro resgate da vida.
A decisão de doar órgãos no Brasil, ainda que seja manifestada em vida pelo paciente,…
Mais de 7 toneladas de maconha foram apreendidas na fronteira do Paraguai com o Mato…
Dois homens, de 35 e 31 anos, foram presos por tráfico de drogas em casa…
A partir da meia-noite desta quinta-feira (17), o Batalhão de Polícia Rodoviária iniciou uma operação…
A Polícia Civil de Ponta Grossa prendeu, nesta semana, um homem de 37 anos por…
A Polícia Civil do Paraná, por meio da equipe do 1º Distrito Policial de Cascavel,…