Categories: Policial

Suspeitos usavam Ferraris e BMWs para trazer cocaína do Paraguai e Bolívia ao Paraná, diz polícia

Suspeitos de traficar cocaína do Paraguai para o Brasil usando carros de luxo são alvos da operação Antigua, realizada pela Polícia Federal, nesta quarta-feira (9). Segundo a PF, após chegar no território brasileiros, a droga era distribuída para vários estados. Veja abaixo como o esquema funcionava

Conforme o delegado Robson Petter Gonçalves, um casal, que é suspeito de liderar o grupo, está foragido na Alemanha. Nesta quarta-feira, a Justiça Federal autorizou a inclusão da identificação deles na lista de difusão vermelha da Interpol. Nomes deles não foram divulgados.

Essa organização, segundo o delegado, mantinha uma infraestrutura para armazenamento e distribuição da droga em Cascavel, no oeste do Paraná, e em Monte Alegre, no Pará. Além disso, tinha uma rede de operadores financeiros responsáveis pela movimentação do dinheiro obtido com o tráfico.

As investigações começaram em julho de 2023 e, durante esse período, pelo menos oito pessoas foram presas em flagrante, por estarem diretamente ligadas à organização criminosa. Cinco dessas pessoas estavam envolvidas com o transporte de cocaína e as demais com o transporte de crack e maconha.

A operação envolveu aproximadamente 80 policiais, com apoio do Comando de Aviação Operacional (CAOP) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal.

Mandados e bloqueio de bens

Ao todo, foram expedidos de 54 medidas cautelares, que foram cumpridas em Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu e Boa Vista da Aparecida, no Paraná, e Monte Alegre, no Pará.

Foram 12 mandados de prisão preventiva, uma medida cautelar de monitoração eletrônica, 20 mandados de busca e apreensão e 21 mandados de sequestro e bloqueio de bens móveis, imóveis e valores dos investigados.

No total, 10 pessoas foram presas e três estão foragidas.

Foram apreendidos 14 celulares, nove carros – sendo um com compartimento oculto identificado no local – documentos, uma espingarda, 37 munições e aproximadamente 500 gramas de cocaína.

Conforme o delegado, a investigação revelou que o grupo era responsável por trazer a droga do Paraguai e da Bolívia, usando rotas estratégicas e esquemas de lavagem de dinheiro para esconder os lucros do crime.

A cocaína era transportada em fundos falsos dos carros de luxo. Ao chegar ao Brasil, a droga era fracionada em Cascavel, e depois distribuída para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Outra rota usada pela organização criminosa era o rio Amazonas. Ao sair da Bolívia, a cocaína também era dividida em fazendas de Monte Alegre, no Pará, e distribuídas na região.

O delegado também informou que, além da movimentação das drogas, essas fazendas também eram usadas para lavagem de dinheiro.

“O esquema demonstrava tamanha audácia que duas das propriedades foram batizadas como ‘Fazenda Vera Cruz’ e “Fazenda Vera Cruz III’, uma clara referência à Operação Vera Cruz, que desmantelou o grupo em 2012. As fazendas estão estrategicamente localizadas próximas a cursos d’água, o que indica o uso de embarcações para o transporte de drogas. Além disso, a organização buscava monopolizar um braço de rio estratégico, permitindo a movimentação de grandes quantidades de entorpecentes sem chamar atenção das autoridades” , disse o delegado.

Fonte: g1

Redação DV Agora

Recent Posts

Polícia prende rapaz com entorpecente e moto com placa irregular

Jovem, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira (18) por tráfico de drogas e por…

2 horas ago

Crime passional: ex-companheiro mata mulher que havia encerrado o relacionamento

Uma mulher foi morta a facadas pelo ex-companheiro em Nova Esperança, na região de Maringá.…

2 horas ago

Chuva forte e ventos intensos marcam o sábado (19)

Uma forte chuva atingiu a cidade de Pato Branco, no Sudoeste do Paraná, na manhã…

2 horas ago

Veículo é parcialmente destruído após incêndio

Volkswagen Polo Sedan prata pegou fogo na noite de sexta-feira (18), no Centro de Cascavel.…

2 horas ago

Adolescente de 12 anos desaparece e família faz apelo por informações

Uma adolescente de 12 anos está desaparecida desde a madrugada da última quinta-feira (17), em…

2 horas ago

Seis pessoas são encaminhadas à delegacia após fechamento de ponto de drogas

A Polícia Militar desarticulou um ponto de tráfico de drogas no bairro Boa Esperança, em…

2 horas ago