Categories: Notícias Gerais

Tecnologia é aliada no combate à dengue no PR

Com o Paraná em alerta devido ao crescimento de casos da dengue, Foz do Iguaçu, Região Oeste do estado, está apostando na tecnologia como aliada no combate à doença.

O Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu tem utilizado diversos recursos com o objetivo de mapear e diminui as contaminações.

Um deles é a base de dados, que é capaz de mapear todas as áreas da cidade em tempo real, o que auxilia os agentes da saúde a saberem a movimentação dos mosquitos.

Outra estratégia é a utilização de armadilhas para a captura dos ovos e mosquitos, seja para monitoramento ou controle populacional desses animais. Atualmente, 1.560 armadilhas estão dispostas por Foz do Iguaçu.

Por fim, Foz do Iguaçu tem apostado na Metodologia Wolbachia como aliada no combate ao mosquito da dengue.

A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos, inclusive em alguns mosquitos. No entanto, não é encontrada naturalmente no Aedes aegypti. Quando presente neste mosquito, a bactéria impede que os vírus da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela se desenvolvam.

Ou seja, os mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia são liberados para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais estabelecendo, aos poucos, uma nova população dos mosquitos, todos com Wolbachia.

Com o tempo, a porcentagem de mosquitos que carregam a Wolbachia aumenta, até que permaneça estável, sem a necessidade de novas liberações. Este efeito torna o método autossustentável e uma intervenção acessível a longo prazo.

Estimativa da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu apontam que 50% da população de mosquitos Aedes aegypti do município apresentam a bactéria Wolbachia.

“A tendência é que consigamos amenizar a situação. Com menos casos de dengue e mais qualidade de vida à população”, complementa Fabio de Mello, secretário da Saúde de Foz do Iguaçu.

Fonte RIC.com

Redação DV Agora

Recent Posts

PF começa a controlar atividades de CACs a partir de hoje

A responsabilidade pelo registro das licenças, controle e fiscalização das atividades de colecionadores, atiradores desportivos…

9 minutos ago

Polícia deflagra operação e prende 30 suspeitos por envolvimento com o tráfico

Uma força-tarefa entre a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal resultou na prisão de…

30 minutos ago

Frio intenso marca o começo de julho no Paraná

As temperaturas mais baixas foram em Palmas (-2,0°C), Francisco Beltrão (0,5°C), Capanema e Foz do…

34 minutos ago

Aposta milionária: Mega-Sena pode pagar R$ 52 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 2.882 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário…

2 horas ago

Mudança no calendário da vacina contra meningite entra em vigor hoje

A partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY passa a ser ofertada no Sistema…

2 horas ago

Imbituva recebe R$ 30 milhões da Sanepar para reforço no abastecimento de água

Além da ampliação da captação de água do Rio Ribeira, manancial da cidade, a Sanepar…

2 horas ago