Foto: Gilson Abreu/AEN
A Defesa Civil Estadual alerta para a ocorrência de tempestades severas e vendavais a partir desta terça-feira (27) no Paraná, seguindo até a madrugada de quarta-feira (28). As tempestades antecedem o frio intenso que pode levar as temperaturas para a faixa de 0°C. A frente fria que provocará as condições está prevista para chegar ao Estado na tarde de terça-feira, com os primeiros impactos previstos na região Oeste, próximo às fronteiras com o Paraguai e a Argentina, progredindo depois para as demais regiões.
De acordo com as previsões, além das tempestades, os ventos podem chegar de 60 e 70 km/h, com rajadas ocasionais superiores a 70 km/h. Após a passagem do sistema, uma massa de ar polar provocará queda acentuada nas temperaturas, com frio intenso se estendendo até o fim de semana.
Na quinta (29) e sexta-feira (30), as temperaturas mínimas devem atingir valores próximos ou inferiores a 0°C nas regiões Sudoeste, Oeste, Centro, Campos Gerais, Sul e na Grande Curitiba, com possibilidade de geadas. No Norte do Estado, os termômetros devem registrar mínimas em torno de 5°C, com ocorrência de geada fraca.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Paraná reforça seu apoio aos municípios e já disponibilizou às prefeituras protocolos orientativos que podem auxiliar nesse momento.
A orientação para a população é permanecer atenta e se cadastrar para receber os alertas, disponíveis para WhatsApp, Telegram e SMS. Em qualquer situação de perigo o cidadão deve buscar se abrigar em local seguro e, em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil municipal pelo 199 ou outro telefone disponibilizado pela prefeitura.
Após convocação, 5 mil doadores de sangue reforçaram o estoque em uma semana
Poliniza Paraná amplia alcance e vai chegar a 21 complexos ambientais no Estado
FRIO – Na quinta-feira (29) os recordes de temperatura mínima para o ano devem ocorrer em todo o Estado. As mínimas vão variar entre 3°C e 7°C desde o Norte Pioneiro até o Noroeste do Estado, e também na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no Oeste.
Já no Centro-Sul, Sudeste e Campos Gerais, as mínimas ficam próximas de 0°C, podendo pontualmente ficar negativas. O frio será ainda mais intenso na sexta-feira, principalmente na RMC, no Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste. Na RMC temperatura deve chegar a 1°C, mas nas outras três regiões podem ocorrer temperaturas negativas, pontualmente.
“Na quinta-feira há previsão de geada de fraca a moderada intensidade nos Campos Gerais. Na sexta-feira o risco é elevado para a geada, principalmente na região Centro-Sul, com moderada intensidade pegando o Sudoeste, a região Central, os Campos Gerais, a região Sudeste e Metropolitana de Curitiba. No Oeste e na faixa Norte do Estado a chance é baixa, mas não está descartada”, afirma Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
A previsão fica mais precisa quanto mais próxima da data verificada. Por conta disso, o Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada, na página inicial do site do Simepar, que traz as informações sobre locais e intensidade de geada com 72 horas de antecedência em todo o Paraná. O Alerta Geada é um serviço realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Secretaria da Agricultura e de Abastecimento (SEAB).
Fonte: AEN
Uma mulher, mãe de uma menina de 11 anos, morreu em um acidente de trânsito…
O Governo do Paraná lançou nesta segunda-feira (1º), no Teatro Guaíra, em Curitiba, o programa…
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu, neste sábado (29), aproximadamente 30 quilos de explosivos…
Um acidente com vítima fatal foi registrado na manhã do dia 29 de novembro de…
Quase 100kg de maconha foram apreendidos na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu,…
O Paraná é o estado brasileiro que mais conseguiu reduzir o desmatamento em seu território…