Trabalhador de obra morre após levar duas descargas de rede elétrica
Foto: Reprodução/Redes Sociais
O trabalhador de uma obra morreu após levar duas descargas da rede elétrica em Guamiranga, Campos Gerais do Paraná. A vítima foi identificada como Deivid Willian Cuts, jovem de 20 anos morador da cidade vizinha de Imbituva.
Colegas de trabalho do jovem relataram à Polícia Militar (PM) que ele estava operando um caminhão guindaste, quando o equipamento encostou na fiação elétrica e Deivid levou a primeira descarga.
“Posteriormente, desceu do maquinário e após um ou dois passos acabou levando a segunda descarga elétrica, caindo ao solo”, relata a PM.
O caso aconteceu na tarde de quarta-feira (21), na localidade Tigre.
Deivid estava usando o guindaste para auxiliar na fixação de vigas no solo para uma construção quando sofreu o acidente. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Copel orienta trabalhadores da construção sobre cuidados com a rede elétrica
A Copel disponibiliza orientações para trabalhadores de construções civis sobre os cuidados a se ter com a rede elétrica. Veja abaixo:
- Evite ligações improvisadas ou gambiarras;
- Para evitar choques, coloque fita isolante nos fios desencapados ou emendas;
- Mantenha a fiação longe do contato com a água;
- A amarração dos fios não deve ser feita nas ferragens ou partes metálicas;
- Evite deixar os fios elétricos espalhados pelo chão e sem proteção.
“Ao construir ou executar reformas em prédios e outras instalações próximas da rede da Copel, não encoste andaimes, escadas, barras de ferro ou outros materiais nos fios elétricos. Pode ser mortal”, ressalta a empresa.
Também é possível verificar com a companhia a possibilidade do afastamento da rede elétrica em relação à construção, o desligamento temporário da rede e o isolamento ou proteção dos cabos com materiais especiais.
“Para a sua segurança, não construa embaixo ou muito perto das redes elétricas. O risco de um descuido ou acidente aumenta”, alerta a Copel.
Fonte: G1