Tráfico de drogas e tortura: cinco pessoas recebem penas de até 27 anos no PR
Foto: MPPR
Cinco pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná em Matelândia, no Oeste do Estado, foram condenadas pela prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, tortura, ameaça e coação no curso do processo. Eles foram investigados pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, em parceria com a Polícia Civil, a partir da divulgação de um vídeo com imagens de violências praticadas contra uma vítima pelo grupo criminoso. A denúncia criminal foi oferecida em agosto de 2024.
Áudio do Promotor de Justiça André Luiz Querino Coelho
As penas fixadas em sentença, expedida nesta terça-feira, 18 de novembro, pela Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude de Matelândia, variaram de 27 anos, 6 meses e 25 dias de reclusão, em regime fechado, a oito anos em regime semiaberto, de acordo com o envolvimento de cada um dos denunciados nos crimes praticados.
O conteúdo que deu início às apurações exibia a imagem de um rapaz que teria sido sequestrado, torturado e teve o dedo decepado com um facão por não ter quitado uma dívida de drogas. O próprio grupo criminoso filmou e divulgou o vídeo. Por esse fato, três integrantes do grupo foram denunciados e condenados pelo crime de tortura.
Com a continuidade das investigações, foi localizado na residência de um dos investigados 1,6 quilo de maconha, razão pela qual os cinco foram denunciados e condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O líder do grupo criminoso foi condenado ainda por coação no curso do processo e ameaça, por ter ameaçado de morte uma testemunha (mãe do rapaz que teve o dedo decepado) para que não depusesse contra eles.
Matéria anterior
28/08/2025 – Ministério Público do Paraná denuncia em Matelândia cinco pessoas ligadas ao tráfico de drogas, três delas por tortura ordenada por “Tribunal do Crime”
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: MPPR