Categories: Notícias Gerais

Tragédia: funcionários perdem a vida durante combate a incêndio florestal

Dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), morreram enquanto combatiam a um incêndio em uma área de vegetação no Residencial Tororó, localizado entre São Sebastião e Santa Maria, em Brasília. Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos de 65 anos, foram encontrados na tarde da última terça-feira (29).

Valmir e Manoel eram brigadistas do órgão e eram lotados na Reserva Ecológica, a poucos metros do local do incêndio. Os servidores teriam notado o fogo se aproximando da reserva e decidiram agir para que as chamas não chegassem na área de preservação. Em seguida, Valmir e Manoel saíram em um caminhão-pipa com outro servidor dirigindo. O motorista ficou posicionado na ponta da mangueira e não sofreu ferimentos.

As investigações do caso foram iniciadas pela 30ª Delegacia de Polícia, que abriu um inquérito e colheu depoimentos na tarde de terça-feira (29). Conforme as primeiras informações, os servidores do IBGE não utilizavam equipamentos de proteção ao longo do combate ao incêndio.

O incêndio teria iniciado aproximadamente às 13h e espalhou-se rapidamente pela vegetação, enquanto os servidores do IBGE estavam no local. Com mais de quatro décadas de experiência em ações de combate a incêndios florestais, Valmir e Manoel foram encontrados sem vida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

A equipe foi acionada após João Vaz de Melo, de 56 anos, morador residencial, presenciar os momentos de desespero do motorista que aguardava Valmir e Manoel voltarem para o veículo. Também voluntário, João auxiliava a conter as chamas quando foi abordado pelo motorista do caminhão do IBGE. O homem questionou se João teria visto Valmir e Manoel, em seguida o servidor tentou procurar os servidores e acabou encontrando ambos sem vida.

O caso segue sendo investigado pela polícia local. Na tarde da última quarta-feira (30), a polícia recebeu o depoimento de testemunhas e funcionários do IBGE, incluindo o motorista que estava no local. Inicialmente a suspeita é de que a falta de equipamento de proteção pode ter provocado a morte dos trabalhadores do IBGE.

A causa do incêndio também será investigada pela 30ª DP e possibilidade de uma ação criminosa não é descartada.

O IBGE decretou luto de três dias pelo falecimento dos servidores. Valmir e Manoel eram técnicos em planejamento e infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas. Em nota, a presidência do orgão lamentou a morte dos servidores do IBGE.

“Dois servidores do IBGE, participantes da brigada de incêndio do órgão, faleceram durante o combate ao fogo nessa área externa, que apresentava risco de se alastrar para a reserva do IBGE. A direção do Instituto, por meio da Superintendência no Distrito Federal, está prestando apoio às famílias das vítimas e tomando todas as medidas necessárias”, diz nota.

Fonte: RICTV

Redação DV Agora

Recent Posts

Confira a previsão do tempo para esta Sexta-feira (01) em Dois Vizinhos

Nesta sexta-feira continua sem chuvas no Paraná. O ar presente no estado ainda é seco…

18 minutos ago

Profissionais de saúde enfrentam ameaças durante socorro em atendimento urgente

Socorristas do SAMU foram alvo de agressões verbais e ameaças durante atendimento a paciente na…

15 horas ago

Apreensão recorde de cigarros contrabandeados movimenta ação das autoridades

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu cerca de 833 mil maços de cigarro de origem estrangeira…

15 horas ago

Polícia apreende grande quantidade de maconha em fundo falso durante abordagem

Mulher foi presa na tarde desta quinta-feira (31) ao tentar entrar no Brasil com 4,3…

15 horas ago

Homem mata esposa com bebida envenenada e recebe pena máxima

O dentista James Craig, de 47 anos, que matou a esposa envenenada, foi condenado à…

16 horas ago

Após flagra no aplicativo de namoro, mulher mata homem a facadas e diz: “Te odeio”

Uma mulher foi condenada à prisão perpétua na Inglaterra, após encontrar perfil do namorado no…

16 horas ago