Foto: RTP, Agência Brasil, The Guardian, BioNTech
Pela primeira vez na história, uma vacina contra o câncer de pulmão começou a ser testada em humanos. O imunizante, desenvolvido pela BioNTech, empresa conhecida mundialmente por sua vacina contra a COVID-19, representa um avanço significativo na luta contra um dos tipos de câncer mais letais do mundo.
Batizada de BNT116, a vacina utiliza tecnologia de mRNA e tem como alvo o câncer de pulmão de não pequenas células (NSCLC), a forma mais comum da doença. A proposta é ensinar o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas, além de prevenir a reincidência do tumor.
Ensaio clínico global
Os testes fazem parte de um estudo de fase 1, que busca avaliar a segurança e tolerância da vacina. Ao todo, 34 centros de pesquisa em sete países participam dos ensaios: Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Hungria, Polônia, Espanha e Turquia. A previsão é de que cerca de 130 pacientes participem desta primeira etapa.
No Reino Unido, o primeiro voluntário foi Janusz Racz, de 67 anos, diagnosticado com câncer de pulmão em estágio inicial. Ele recebeu a primeira dose da vacina e descreveu o procedimento como “indolor” e mais leve do que a quimioterapia.
Segundo o oncologista Dr. Siow Ming Lee, do Hospital Universitário de Londres (UCLH), esta é uma nova e empolgante era de ensaios clínicos baseados em mRNA, com o potencial de mudar radicalmente o tratamento do câncer de pulmão.
Tecnologia promissora
A tecnologia de mRNA já demonstrou alta eficácia durante a pandemia de COVID-19 e agora é adaptada para personalizar o tratamento oncológico, identificando mutações específicas presentes nas células tumorais de cada paciente. A expectativa é de que, além de combater os tumores existentes, a vacina também impeça a formação de novos focos da doença.
Caso os resultados da fase 1 sejam promissores, o estudo seguirá para as próximas fases com grupos maiores, podendo representar uma transformação na forma como o câncer de pulmão é tratado no futuro.
Fonte: RTP, Agência Brasil, The Guardian, BioNTech
Um traficante usou fumaça para tentar despistar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante uma perseguição…
Um mecânico de 40 anos, identificado como Reinaldo Duarte de Almeida, teve um celular explodido…
Um cadáver em avançado estado de decomposição foi encontrado na tarde desta quarta-feira (18) em…
Na tarde de quarta-feira (18), a Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão contra um…
Durante a quinta-feira, as instabilidades atmosféricas apresentam redução em relação aos dias anteriores. Ainda assim,…
Um grave acidente com morte foi registrado na manhã de segunda-feira (17) na BR-376, em…