Categories: Notícias Gerais

Você pode ter direito a energia gratuita? Benefício atinge 40 milhões no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a medida provisória (MP) que amplia a tarifa social de energia elétrica e simplifica o sistema de descontos que antes funcionava de forma escalonada. Famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo mensal de até 80 kWh terão gratuidade total na fatura.

O chefe do Executivo também incluiu na MP a abertura do mercado livre de energia elétrica, prevista para agosto de 2026 no caso de comércios e indústrias, e setembro de 2027 para consumidores em geral. A medida, segundo o governo federal, visa proporcionar liberdade de escolha em relação ao fornecedor de energia, estimulando a concorrência e potencialmente reduzindo os custos para a população.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou o alcance da nova política energética. “Começa a valer agora a gratuidade. Mais de 40 milhões de brasileiros terão a gratuidade total, outros 60 milhões terão descontos”, afirmou o titular da pasta. A medida provisória tem validade imediata e terá prazo de 60 dias para análise pelo Congresso Nacional.

O custo da isenção para os cofres públicos foi detalhado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa. “O custo da isenção é R$ 3,6 bilhões. Há que se considerar que hoje já tem um programa social, só que ele é tão complexo que vai com desconto. Começa com 65% da conta e ia de forma escalonada. E ele era muito complexo, então hoje vai ser simplificado”, explicou o ministro, ressaltando que todos os brasileiros cadastrados no CadÚnico serão beneficiados pela proposta.

A tarifa social de energia elétrica, antes da mudança, oferecia descontos variáveis conforme o consumo. Consumidores de até 30 kWh/mês tinham desconto de 65%, enquanto aqueles com consumo entre 31 kWh/mês e 100 kWh/mês recebiam abatimento de 40%. Já os que consumiam entre 101 kWh/mês e 220 kWh/mês tinham desconto de apenas 10%. Indígenas e quilombolas já possuíam isenção completa para consumo de até 50 kWh.
Fonte: METROPOLES

Redação DV Agora

Recent Posts

Grave acidente em Chapecó envolve vários veículos

Um grave acidente de trânsito envolvendo diversos veículos foi registrado na tarde desta sexta-feira (30)…

12 horas ago

Caso de crueldade animal termina com homem preso no sudoeste do PR

Um homem de 34 anos foi preso em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, suspeito…

14 horas ago

Investigação de homicídio resulta na prisão de dois suspeitos em Nova Esperança do Sudoeste

A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Polícia de Salto do Lontra,…

15 horas ago

Ataque a tiros no Paraná deixa quatro pessoas feridas da mesma família

Um homem de 58 anos foi preso preventivamente por armar uma emboscada e atirar contra…

15 horas ago

Idoso é detido após suspeita de filmar adolescente em ônibus no PR

Um homem de 64 anos foi preso suspeito de importunação sexual dentro de um ônibus…

15 horas ago

Criminosos simulam voz de mãe com IA e tentam aplicar golpe de R$ 1 mil no PR

Golpistas estão usando áudios falsos criados com inteligência artificial para enganar famílias em Cascavel, no…

15 horas ago